16
Maio
13

ESTEVES VAI HOJE CULPAR A PJ DE ENCOBRIR ATENTADO DE CAMARATE

esteves[1]No dia em que José Esteves, um dos suspeitos de autoria do atentado de Camarate, vai prestar declarações na Comissão de Inquérito da Assembleia da República que investiga as condições em que morreu o antigo primeiro ministro Sá Carneiro e o seu ministro da Defesa, recordamos as afirmações que prestou a este blogue. Há muito que José Esteves proclama que foi um dos culpados da queda do Cessna, há muito que repete querer estar presente perante a justiça para revelar o que sabe – por que também sabe que o processo prescreveu e não pode ser indiciado, claro…- mas o Ministério Público e a PJ rejeitaram liminarmente interrogá-lo ( Esteves diz que o caso foi encoberto pela PJ e segundo informação que nos fez chegar esse será um dos temas fortes das declarações que hoje vai prestar na AR…) depois de ter feito essa sua confissão de ser um dos autores do atentado numa entrevista que deu à revista «Focus».Nem mesmo quando o seu companheiro de aventuras, Fernando Farinha Simões ( na foto que publicamos vemos ambos em plena confraternização num restaurante) numa confissão gravada na prisão, obtida por Esteves, surgiu a corroborar estas declarações, introduzindo algumas novidades, como o envolvimento de personalidades portuguesas na preparação, conhecimento e cumplicidade numa maquinação diabólica que visava liquidar os homens ( Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa) que pudessem prejudicar o negócio da venda de armas para o Irão, «subsidiado por um Fundo Secreto das Forças Armadas ( cujo destino também foi abafado por entidades superiors dessas FA s). Os testemunhos de ambos sempre foram descrebilizados pelas autoridades judiciais e de investigação, talvez por que os factos revelados eram demasiado mirabolantes…ou porque, na sombra,se terão movimentado altos interesses para abafar estes depoimentos demasiado comprometedores para gente que por aí «navega», impoluta e impune.

Mas vejamos as declarações que José Esteves fez a este blogue colhidas durante a apresentação do livro«Camarate Sá Carneiro e as Armas para o Irão» da autoria do jornalista Frederico Duarte Carvalho:

«Recebi 200 mil dólares de Frank Sturgis ( espião a soldo da CIA) para fabricar a bomba incendiária  colocada no avião em que Sá Carneiro viajou. O encontro teve lugar num iate ao largo de Cascais». E Esteves fabricou a bomba mas, segundo referiu, desconhecia qual o «’destinatário» da mesma. No dia 4 terá ficado surpreendido quando soube da queda do Cessna em Camarate.

Estas declarações na AR pouco efeito prático terão. Mesmo que Esteves reitere ter fabricado a bomba ( há mesmo testemunhas que o viram montar o engenho) de falar em conivências  de alto coturno ( desde a CIA até militares e politicos portugueses),Camarate já morreu há muito. Morreu no dia 4 de Dezembro de 1980 quando o Cessana que transportava Sá Carneiro se despenhou num bairro de Camarate! Morreu por que os mais variados interesses assim o quiseram. Esteves, Simões e os deputados que engendram mais um inquérito são, ao fim e ao cabo, meras figurinhas de uma encenação há muito montada, tendente a abafar um dos maiores escândalos da História portuguesa. Por que se sabe, de antemão, que ninguém sairá condenado, seja qual for a conclusão deste inquérito que acarreta despesas ao erário público…até uma testemunha virá da Holanda para prestar o seu depoimento à Comissão. Valerá tanta despesa, quando se sabe o desfecho da história.? 

Vejam através deste link a confissão de José Esteves na integra :

 http://pt.scribd.com/doc/141740158/Confissao-de-Jose-Esteves-no-caso-Camarate

Anúncios

0 Responses to “ESTEVES VAI HOJE CULPAR A PJ DE ENCOBRIR ATENTADO DE CAMARATE”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: