28
Jan
13

ALFREDO BARROSO SANEADO DA SIC DE BALSEMÃO

barrosoAlfredo Barroso foi «saneado» da SIC Notícias,onde participava há vários anos ( 17 !!!) como comentador,«enfrentando» gradas figuras do PSD, alguns dos quais terão avançado com um ultimato à direcção de programas, incomodados com as posições do sobrinho de Mário Soares – isto segundo as explicações avançadas pelo próprio Barroso na sua págna do Facebook e que aqui reproduzimos.Particularmente em destaque – e talvez tenha estado na génese do afastanmento de Alfredo Barroso dos corredores de Carnaxide – foi a troca de acusações e mesmo de insultos, com palavras como “rasquice” e “lamaçal”, num debate que contou como opositora a social democrata Teresa Caeiro (  http://expresso.sapo.pt/teresa-caeiro-e-alfredo-barroso-trocam-insultos-na-sic-noticias-video=f664495#ixzz2JJ5iblch

A ser verdade,a SIC do democraticamente impoluto Balsemão repete uma forma muita em voga no Estado Novo ou no PREC, o de sanear ou calar as vozes incómodas.

Eís o escrito assinado por Alfredo Barroso, necessariamente contundente como é do seu timbre: 

«Removido» da SIC-Notícias

Por Alfredo Barroso
.
CAROS amigos (poucos), simpatizantes (alguns) e conhecidos (muitos),.
… .Cumpro o «doloroso dever» de participar – para gáudio de quem detesta as minhas opiniões e não me pode ver nem pintado – que fui, no dia 2, «removido», por telefone, do programa «Frente-a-Frente» da SIC Notícias, no qual participava desde o ano de 2004.
Digo «removido», porque me parece ser um bom compromisso entre o termo «dispensado» (politicamente correcto) e os termos «despedido» ou «corrido» (politicamente incorrectos). Justificações da «remoção»:
i) necessidade de «renovar» a lista de «paineleiros», naturalmente «remoçando-a» (presumo que um velho rezingão como eu será substituído por um daqueles moçoilos geniais que agora dirigem o PSD);
ii) deixar de pagar as participações no «Frente-a-Frente» (150 euros cada uma), porque a SIC Notícias está paupérrima e passará a aceitar apenas «voluntários» (claro que tiveram o cuidado de não me perguntar se eu queria ser um deles…).
Terminam assim 17 anos consecutivos de colaboração com órgãos de comunicação social do grupo «Impresa»: oito anos e meio como cronista do EXPRESSO, de que fui removido no auge da invasão do Iraque; outros oito anos e meio como colaborador da SIC Notícias, de que fui removido no auge da «guerra» declarada há poucos dias pelo «megafone» de Vitor Gaspar, Pedro Passos Coelho. Suponho que é uma «guerra» contra a esmagadora maioria dos portugueses, que continuam a empanturrar-se de bifes todos os dias…
Mas é claro que não deixa de ser exaltante imaginar a satisfação que esta notícia irá causar em figuras tão proeminentes como a augusta vice-presidente (da AR) Teresa Caeiro, o austero advogado José Luís Arnaut ou o venerável empresário Ângelo Correia – que se recusavam a enfrentar-me há já alguns meses com o beneplácito dos responsáveis pelo programa.
Não ignoro, todavia, que o gáudio não se confina ao chamado «arco do poder», nos seus três tons habituais: cor de laranja azeda, azul cueca e cor-de-rosa fanada. Também vai entrar de roldão em alguns órgãos de comunicação social do regime, politicamente correctos, onde não faltam opinadores tão chatos ou peneirentos como «intocáveis», e digníssimos «pilares» do statu quo que não apreciam dissidências políticas nem franco-atiradores (a não ser quando haja escândalo que aumente as audiências e/ou os leitores).
A única coisa que se me oferece dizer, sem me rir, neste momento, é a seguinte: quando se perde poder ou a aparência dele, por mais ínfimo que seja; quando não se tem a protecção de um partido, ou de uma «igreja», ou de uma associação «cívica» semi-clandestina, ou de um grupo de pressão, ou de um «sacristão», ou de um «patrão», ou de um «padrinho», etc., etc., etc. – o «lonesome cowboy» escusa de armar ao pingarelho, e não tem outro remédio se não o de meter a viola no saco e ir para a caça aos gambozinos.

Saudações democráticas,
Alfredo Barroso


5 Responses to “ALFREDO BARROSO SANEADO DA SIC DE BALSEMÃO”


  1. 1 Mike
    Janeiro 29, 2013 às 5:42 pm

    Não sei se a dispensa de um comentador poder ser considerado saneamento.Talvez possa,num sentido lato.
    É ler a opinião do mesmo sr Barroso sobre o saneamento de Manuela Moura Guedes da TVI pelo governo do sr Sócrates.

  2. 2 Vítor Patrocínio
    Janeiro 30, 2013 às 11:11 am

    Porra, o debate foi em Julho de 2011 e só agora é que o Balsemão o despediu??!! Não sei quem está mais xé-xé: o Barroso, o Balsemão ou o Carré.

    • Janeiro 31, 2013 às 2:50 pm

      Caro o debate com a deputada foi no ano passado, mais concretamente,em Março…e obviamente não pretendi dizer que foi a causa do despedimento de Barroso…mas certamente ja havia alguma reação negativa por parte dos participantes «laranja» no confronto com o sobrinho de Mário Soares que teve agora essa consequência

  3. 4 Ramon
    Janeiro 31, 2013 às 6:36 pm

    Pelos vistos,podemos colocar mais algumas hipóteses com igual grau de probabilidade.Depois,é moeda ao ar…
    O Alfredo fica mal na fatiota de vítima.Ele bem o sabe.Como sabe o quanto contribuiu,coadjuvando o titio,para que a imprensa neste país se tornasse no lodaçal actual.

  4. 5 Luís Garcia
    Maio 8, 2014 às 9:26 pm

    Reblogged this on Pensamentos Nómadas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: