10
Jan
13

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REFORMOU-SE AOS 42 ANOS COM DEZ ANOS DE SERVIÇO ACUMULANDO RENDIMENTOS : OS SACRIFÍCIOS SÃO PARA OS OUTROS !

assun (2)Assunção Esteves desempenha o segundo maior cargo do Estado em Portugal. Ganha quase 10.000EUR por mês, por que optou por auferir a reforma como juiz do Tribunal Constitucional, função que desempenhou durante dez anos. Não é ilegal mas é imoral, isto numa altura em quer se preparam novas cortes nas pensões dos portugueses face a um estudo do FMI que tanta polémica suscita.Mas os srs juízes, que trabalharam meia dúzia de anos abichando uma pensão por inteiro, são privilegiados. A Dra Assunção, até  pelo cargo que exerce, deveria ser a primeira a dar o exemplo cívico, solidário para com o povo que representa na AR. Mas não, ela e os políticos estão-se nas tintas para o povo sofredor. Os nossos «pais da Pátria»,ditosa mas cada vez menos amada tal a deserção em curso das suas forças vivas, procuram são as suas benesses pessoais e depois, na hora de aplicar as leis draconianas penalizadoras para o cidadão comum, apresentam aquele ar compungido, argumentando que são necessários sacrifícios para endireitar as finanças públicas. Como se vê, os sacrifícios são só para os outros…

  Maria da Assunção Andrade Esteves  foi Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional durante 10 anos e por isso recebe mais de 7.000EUR de reforma. Algo que uma pessoa que trabalha a vida toda não consegue atingir.

Segundo as contas do SOL, a Presidente da Assembleia ganha 7.255EUR de reforma mais 2.133EUR de ajudas de custo, o que, num mês, é quase o dobro do ordenado mínimo nacional de um cidadão num ano inteiro!
Refere o SOL a Presidente da AR tinha a opção de abdicar da reforma e ficar a ganhar 5.219,15EUR mais as ajudas de custo de 2.135EUR mas escolheu o caminho do dinheiro fácil. Face a uma lei «cozinhada» pela própria classe político em proveito próprio, pôde reformar-se muito cedo, aos 42 anos, porque a lei de então contemplava um regime muito favorável para todos os juízes do Tribunal Constitucional. Podiam aposentar-se com 12 anos de serviço, independentemente da idade, ou com 40 anos de idade e dez anos de serviço.Toda «lampeira» a nossa presidente optou  pela reforma mas abicha ao mesmo tempo as ajudas de custo que aufere na AR…

Em Outubro do ano passado, a Visão publicou um artigo onde dizia que “Assunção Esteves quer promover tertúlias em cafés para aproximar Parlamento da vida real“. Ora, a tertúlia é paga com o Subsídio de Natal que tiraram aos Portugueses ou com a reforma mensal que ultrapassa um ano de ordenado mínimo de um Português? Ou será que abdicar de um salário da Assembleia da República mais baixo em comparação com uma reforma mais alta é sinal de uma vida real?Com estes exemplos, onde está essa aproximação do Parlamento á vida real? Os que estão no Palácio de São Bento cada vez mais se ssumem como senhores feudais de uma plebe cada vez mais escravizada e na miséria, enquanto Suas Excelências não abdicam das suas prerrogativas.

Para terminar o ano em beleza, no final do ano transato fez uma declaração à RR que, citada pelo Correio da Manhã, afirma “Estávamos a precisar de descansar um pouco”.

Neste contexto e analisando o historial aqui descrito, solicitamos à Presidente da AR que se está cansada – e tendo em conta que se reformou passado apenas 10 anos de serviço – que abdique do seu cargo, já que a sua forma de cumprir o dever se resume à ganância e a tentar aproximar realidades que os próprios corpos políticos quiseram diferenciar.


1 Response to “PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA REFORMOU-SE AOS 42 ANOS COM DEZ ANOS DE SERVIÇO ACUMULANDO RENDIMENTOS : OS SACRIFÍCIOS SÃO PARA OS OUTROS !”


  1. Março 6, 2013 às 8:01 pm

    Que dizer? Apenas isto:
    É a “(I) Moral dos polítios, em toda a sua (podre) dimensão! Que vergonha termos como País, um Bokina Fasso da europa!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: