28
Nov
12

BLOGUE JÁ DERA A NOTÍCIA DO «PÚBLICO»: IMAGENS DA RTP REQUISITADAS POR UNIDADE SECRETA DA PSP

 

O jornal  Público de hoje, quarta feira,28, dá como manchete que uma unidade secreta da PSP solicitou à RTP imagens gravadas pela estação televisiva dos confrontos de 14 de novembro, dia de greve geral. Essas imagens poderão ser usadas como provas de crimes em tribunal.Uma notícia que este blogue revelou no passado dia 22 de Novembro, como se comprova…em matéria de «coisas» secretas estamos sempre um passo mais à frente que alguns jornalistas «expert» em matérias de investigação…e só esperamos que esta seja mais uma matéria que osmedia vêm colher neste blogue, sem dar «cavaco» …ou seja, sem mencionar a fonte como impõem as mais elementares regras deontológicas e de ética. Mas são estes factos que comprovam o rigordo trabalho dos autores deste blogue,onde a verdade,muitas vezes, escondida, é quem mais ordena.

Sobre este episódio ainda relacionado com os incidentes ocorridos na Assembleia da República do passado dia 14, diz o «Público» – e já tínhamos dito nós…- que uma unidade secreta da PSP solicitou à RTP imagens gravadas pela estação televisiva, com a finalidade que estas sejam usadas como prova de crime junto dos tribunais nacionais.

O jornal “Público” teve conhecimento ( isso já nós tínhamos dito também…)  que a solicitação destas imagens veio por meio de um órgão superior e secreto dentro da PSP, integrado na Unidade Especial de Polícia, sedeada em Belas, ato este realizado pelo Comando Metropolitano de Lisboa.

As imagens captadas pela televisão estatal contêm gravações das forças policiais que estiveram junto ao Parlamento nas manifestações da greve geral de 14 de novembro, tendo sido anteriormente visualizadas por dois elementos da PSP, no gabinete do subdiretor da estação, Luís Castro…e ao que parece, sob o beneplácito do então director de informação, Nuno Santos, o qual, segundo um inquérito interno da RTP, terá autorizado o visionamento das imagens pelos «espiões» da PSP.

Estas mesmas imagens foram ainda pedidas à SIC e TVI, através de um email enviado pelo comissário João Pestana, onde o mesmo solicitava imagens “não editadas”, para serem usadas “como meio de atos provados como crime”, pedido que ambos os canais recusaram.

Agora as imagens da RTP deverão conter o logotipo do canal, para que possam ser usadas como prova de delito em tribunal, pois tais só serão legais se assim o contiverem. Contudo, o Ministério da Administração Interna não solicitou à Comissão Nacional de Proteção de Dados autorização para a realização das imagens.

O pedido enviado pela PSP foi um cariz informal, sendo efetuado sem ordem judicial.


0 Responses to “BLOGUE JÁ DERA A NOTÍCIA DO «PÚBLICO»: IMAGENS DA RTP REQUISITADAS POR UNIDADE SECRETA DA PSP”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: