27
Nov
12

HORTA E COSTA, O «BARÃO» DE SANTA COMBA DÃO, EX-PRESIDENTE DOS CTT, COMEÇOU A SER JULGADO POR ADMINISTRAÇÃO DANOSA

 Tribunal aprecia a venda fraudulenta de dois edifícios dos CTT em Coimbra e Lisboa que deram um espetacular lucro em poucas horas… a terceiros, não para o Estado mas sim, a amigos empresários do «barão» conterrâneo de Salazar, um dos quais «refugiou-se» no Brasil onde preside a uma câmara de Comércio Portugal/Ceará. Juiz mandou emitir mandado de detenção contra ele,uma decisão algo invulgar 

Não sabemos se a intenção já expressa pela ministra Teixeira da Cruz de pôr ordem no sector que tutela, acabando com os privilégios dos juízes – esses senhores todo-poderosos que põem e dispõem do seu cargo e das suas decisões sem dar cavaco a ninguém – mas há algo de novo na Justiça. Seria impensável há uns tempos atrás assistir-se a esta decisão do juiz do tribunal de Coimbra que preside ao julgamento de 11 arguidos, gente poderosas da economia, envolvidos  no caso que implica essencialmente a venda de um imóvel dos CTT em Coimbra, na Avenida Fernão de Magalhães, e outro em Lisboa, na Avenida da República, de que terá resultado um prejuízo para os correios superior a 13 milhões de euros. Acontece que o magistrado emitiu um mandado de detenção para o arguido Pedro Garcês depois deste ter faltado à primeira sessão do julgamento do caso sem qualquer justificação…o que indicia haver um novo tratamento dos tribunais para com os poderosos, depois da «ameaça» da ministra de que iria «vigiar» o trabalho dos juízes.

Acusado de corrupção activa para ato ilícito, Pedro Garcês era proprietário e gerente das empresas Demagre e Tramcrone, envolvidas na compra e revenda do edifício dos CTT em Coimbra e, a primeira, ligada à intenção de compra do imóvel em Lisboa (que não chegou a concretizar-se por falta de provisão do cheque destinado ao respetivo pagamento).

Além deste, estão envolvidos no julgamento, que teve início hoje em Coimbra, 10 outros arguidos, entre os quais o ex-presidente do conselho de administração dos CTT Carlos Horta e Costa ( oriundo de uma família brasonada de Santa Comba Dão, a terra de Salazar, de onde saiu para se tornar um dos mais influentes homens de negócios do país… curioso este paralelismo entre a vida do ditador e o homem de negócios,  ambos a deixarem o mesmo berço da província à procura de destinos que os fizeram sair da sombra ), pronunciado por seis crimes de participação económica em negócio e um crime de administração danosa. Foi devido à sua «intervenção» ( coisa que o Tribunal irá ou não apurar) que a venda dos edifícios obteve um lucro acima da média para os empresários amigos…em poucas horas, no caso do imóvel de Coimbra, de uma manhã de nevoeiro para a tarde, golpada que o atual bastonário da Ordem dos Advogados foi um dos primeiros a denunciar com grande estrondo ( provavelmente, por envolver gente ligada ao PSD, alvo preferencial de Sexa… mas sobre as trafulhices que tiveram lugar durante o consulado de José Sócrates nunca ouvimos Marinho Pinto a falar com tanta veemência…).Mas adiante…

Manuel Carrasqueira Batista e Paulo Jorge Silveira são também arguidos e integravam igualmente o conselho de administração dos CTT entre 2002 e 2005, altura em que ocorreram as vendas dos dois imóveis que terão causado aquele prejuízo aos correios.

Pedro Garcez pôs-se ao «fresco» para o Brasil, seguindo as pisadas de outros notáveis cá do burgo ( lembram-se de Fátima Felgueiras ?), no caso,  para Fortaleza, no dia 6 de Julho de 2012, exercendo o cargo de «director de indústria»  de uma tal «Câmara de Comércio Portugal-Ceará».

Segundo refere o blogue osexoeacidade.com Pedro Garcez estará ligado ao Grupo Santo (Mondego Residence),  ex- A. Santo (empresa que deu que falar quando Judas governava Cascais), cujo dono é Américo Santo, oriundo de terras de Ansião,  berço de Carlos Godinho, também arguido neste processo de compra e venda de imóveis. Les beaux esprits se rencontrent…


0 Responses to “HORTA E COSTA, O «BARÃO» DE SANTA COMBA DÃO, EX-PRESIDENTE DOS CTT, COMEÇOU A SER JULGADO POR ADMINISTRAÇÃO DANOSA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: