14
Nov
12

POLÍCIAS COM GARANTIA DE MELHOR SALÁRIO PASSARAM À ACÇÃO EM CARGA NO PARLAMENTO

Agora se entende o anúncio feita esta semana pelo Ministro da Administração Interna ( e logo em vésperas da greve geral) no Parlamento, onde esteve em debate o Orçamento de Estado, que as forças policiais iriam ser aumentadas em dez por cento no próximo ano. Analisando a forma como decorreu a carga policial de hoje à noite que, curiosamente, teve lugar defronte do Palácio de S. Bento, esse simbolo da democracia, constatamos que as ditas forças já não deram o ar daquela angelidade e passividade que mostraram em anteriores manifestações realizadas no mesmo local, onde também foram alvo de pedradas, insultos e agressões com petardos.. Agora, legitimada pelo poder, a polícia, depois de aguentar duas horas e meia a levar porrada nas escadarias do palácio, em pose majestática, investiu em força e o resultado foram 48 de feridos, sete dos quais dos próprios elementos da PSP,e algumas detenções. Ao legitimar a actuação policial, abrindo os cordões à bolsa e solidarizando-se, pela voz do ministro, à forma expedita como puseram em debandada a horda selvagem, o poder Passiano sabe que agora pode contar com o apoio da Polícia. O ministro sabe, melhor do que ninguém, que se avizinham tempos de grande violência nas ruas, que a horda, no futuro, estará melhor preparada e organizada, como acontece na Grécia, onde milícias urbanas, perfeitamente enquadradas em táticas de guerrilha urbana, enfrentam as forças da ordem com as mesmas armas. 

Uma polícia forte ( e bem paga…) será o melhor garante da força do Estado de Direito que…entorta os portugueses…

PS- Anote-se o facto de se procurar mediatizar esta carga através dos orgãos de comunicação social.O «show off» foi necessário talvez para desvalorizar os efeitos da greve geral e da iniciativa da CGTP que escolheu o mesmo palco para fazer os seus discursos.Nesse aspecto, o líder da organização, Arménio Carlos, teve razão.


4 Responses to “POLÍCIAS COM GARANTIA DE MELHOR SALÁRIO PASSARAM À ACÇÃO EM CARGA NO PARLAMENTO”


  1. 1 antónio joão pirata
    Novembro 15, 2012 às 2:13 pm

    Claro tinham que reagir, e muito esperaram eles, já naõ estamos no tempo de Jesua Cristo que ofereceu a outra face para lhe baterem.
    Penso que nada tem haver com o aumento dos 10%, pois eles estão na mesma situação que nós.

  2. 2 Viver com Dignidade
    Novembro 15, 2012 às 7:38 pm

    Espanta-me este comentário. Eu se fosse policia, não sei se seria capaz de aguentar as pedradas, os cokteiros a arder em cima dos policias, enfim o enxovalhamento da polici nas escadas do parlamento, como se eles fossem a causa do que está a acontecer e não os mediocres politicos que temos no País a ganhar bons ordenados como bons politicos europeus.

    • Novembro 16, 2012 às 12:29 am

      Naturalmente não está em causa a atitude dos polícias qiue aguentaram até ao limite,e com dignidade, os enxovalhos que foram alvo.O que se releva, como curiosidade, é o facto de o governo, depois de vários recuos, ter aumentado a massa salarial da PSP, logo em vésperas da Greve Geral e de uma manfestação que os Serviços de Informação entendiam poder ser bastante hostil e descambar em cenas de grande violência.

  3. 4 Patriota
    Novembro 16, 2012 às 9:13 am

    É perfeitamente natural que os polícias tenham sido aumentados, são os únicos que defendem os políticos. E, mais uma vez, os agentes aguentaram horas a levar com pedras, garrafas e petardos sem se mexer. Não me consigo lembrar de nenhum país em que a polícia seja tão pacífica como a portuguesa. Em qualquer outro lado a carga policial teria sido mais cedo. Além disso, a carga podia ter sido de outra forma, menos violenta? Sim podia, se a polícia tivesse mais meios e mais efectivos. Eles tinham de limpar a zona frente ao parlamento com poucos agentes, aquela foi a forma que escolheram e a verdade é que resultou.

    Não sou polícia nem os estou a defender, apenas vivo no mundo real. Eu faço parte do povo que se revolta, e sei o que é a polícia e o que eles são obrigados a fazer. Sei que se a polícia estiver a ser atacada, ela pode ripostar a qualquer momento, sem aviso. Se pudesse também tinha ido à manifestação, mas nunca na vida ficaria ali com crianças ou idosos, que são os primeiros a ficar para trás e a ser espezinhados quando centenas de pessoas desatam a fugir em pânico da polícia. Podia ter havido mortos só por espezinhamento, e não pela acção directa da polícia. Quando se afronta um boi é preciso estar preparado para a investida dele, e com a polícia a lógica é a mesma. Aquilo não é uma brincadeira de crianças.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: