29
Out
12

MISTÉRIOS DO BILDERBERG: TEIXEIRA DOS SANTOS NUMA DAS REUNIÕES ANUAIS QUE ANTECEDEU O RESGASTE A PORTUGAL

Pois é verdade…há muito que o jornalismo deixou de lado uma das suas regras mais sagradas: a independência moral, política e económica. O desencadear da crise também propiciou este estado lamentável dos media, que apenas apostam na sobrevivência, «conspurcando-se» de todas as maneiras e feitios…até vendendo a alma ao Diabo…Não admira que ninguém tenha reportado a presença de Teixeira dos Santos numa das reuniões anuais do Grupo Bilderberg… onde provavelmente tenha sido decidido que Portugal iria pedir o resgaste financeiro

 Gradualmente, se vai fazendo história do papel do Grupo Bilderberg no desenvolvimento da actual crise. Este grupo, que tem como figura de proa em Portugal, Francisco  Pinto Balsemão, tem  beneficiado de uma estranha apatia dos media portugueses, os quais, raramente reportam noticias sobre as suas actividades. Não admira que alguns jornalistas portugueses, como foi o caso de Clara Ferreira Alves ou Nicolau Santos – dois colaboradores de há longos anos do «Expresso» – tenham sido convidados para reuniões anuais. O jornalista Frederico Duarte Carvalho, é uma excepção à «regra» de silêncio estabelecida. Há muitos anos que tem denunciado as actividades nefastas dos Bilderberg à escala mundial e agora, na sua página do Facebook, revela que o antigo ministro das Finanças do governo de José Sócrates, Teixeira dos Sabntos, também participou numa reunião do Grupo em 2010 – estávamos no início das negociações do resgaste financeiro a Portugal que trouxe até nós a «troika».

Vejamos o que escreveu Frederico Duarte Carvalho: « Encontrei há dias ao descer a Avenida da Liberdade uma pessoa que trabalhou no anterior governo liderado por José Sócrates. Não era um ex-ministro, mas é um alguém que seguiu de perto muitos dos principais acontecimentos que estiveram na origem do resgate económico da Troika. A dada altura falamos do papel de Teixeira dos Santos, o antigo ministro das Finanças, e a zanga com o primeiro-ministro José Sócrates sobre se Portugal deveria ou não pedir o resgate. Ele disse: “José Sócrates, digam o que disserem dele, é acima de tudo um político”, tendo-me garantido que não havia na sua cabeça qualquer intenção de pedir a intervenção da Troika, afinal aquilo que agora nos condiciona e serve para todas as desculpas de maus orçamentos ou defesa da parte do PSD/CDS para as críticas do PS. Então, respondi: “Olha lá, um ano antes, em Junho de 2010, estive perto de Barcelona, em Sitges, onde houve o encontro anual do Grupo Bilderberg. E o Teixeira dos Santos esteve lá. Não será que foi ali que ele recebeu as instruções?”. E o meu interlocutor diz de seguida: “Se um dia fosse a escrever um livro com o que sei… Isto mudava muita coisa”… E não se disse muito mais. Na despedida, fiquei com a certeza de que não é ele que precisa de escrever um livro. Se o fizesse, iria revelar factos que seriam uma traição. É claro que podemos discutir a quem deve ele a lealdade. Se aos governantes, se ao povo. Mas, antes dessa discussão, eu sei bem quem anda a trair o povo: são os jornalistas que não noticiam tudo o que é relevante e não informam, com lealdade, os leitores que neles depositam a sua confiança. Pensei: “Mas, para além de mim e uns poucos activistas portugueses, é que foram a Barcelona em 2010 e noticiaram a presença de Teixeira dos Santos numa das mais discretas reuniões de alto nível internacional”? A resposta veio rápida: ninguém. Depois surpreende-se de haver crise no jornalismo. O leitor não é estúpido e sabe que os jornalistas não andam a trabalhar para os leitores. Há muito que andam a trabalhar para as migalhas que o poder político lhes vai dando…».

Pois é verdade…há muito que o jornalismo deixou de lado uma das suas regras mais sagradas: a independência moral, política e económica que o fazia veicular notícias doessem a quem doessem. O desencadear da crise também propiciou este estado lamentável dos media, que apenas apostam na sobrevivência, «conspurcando-se» de todas as maneiras e feitios…até vendendo a alma ao Diabo…


0 Responses to “MISTÉRIOS DO BILDERBERG: TEIXEIRA DOS SANTOS NUMA DAS REUNIÕES ANUAIS QUE ANTECEDEU O RESGASTE A PORTUGAL”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: