08
Out
12

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: 33 MULHERES MORTAS EM PORTUGAL EM 9 MESES

Coincidindo com a morte precoce da jornalista Margarida Marante, foram hoje divulgados os números da violência sobre mulheres em Portugal. E porque cito Margarida Marante? Porque se sabe que ela foi também uma vítima da violência por parte de familiares próximos,segundo relato que ela própria fez a pessoas da sua intimidade, um facto que a levou a integrar o grupo que fundou a APAV ( Associação de Apoio à Vítima). Uma simples curiosidade, numa altura em que foram revelados números assustadores: até  Setembro deste ano, morreram 33 mulheres vítimas de violência doméstica e 31 sofreram tentativas de assassínio por parte de companheiros ou ex-companheiros, segundo dados do Observatório da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta).

Face à gravidade da situação, a presidente da UMAR, Maria José Magalhães, disse esta segunda-feira esperar que a criação de um modelo de classificação de risco para vítimas de violência doméstica ajude a legitimar a actuação das forças de segurança.

“Esperemos que o novo modelo, que está ser desenvolvido há algum tempo, ajude a legitimar a actuação das forças policiais. Essa avaliação de risco é um dos elementos essenciais para pensar a intervenção e o apoio que se vai sugerir quer seja a nível jurídico, psicológico ou social”, disse à agência Lusa Maria José Magalhães.

No domingo, mais uma mulher foi vítima de violência doméstica em Setúbal. Carla, de 38 anos, morreu depois do marido, Álvaro Santos, de 44 anos, ter disparado a queima-roupa na cabeça. Carla, que tinha o filho de dois anos ao colo, teve morte imediata. O marido suicidou-se logo depois também a tiro de caçadeira na cabeça. A criança escapou sem ferimentos.

Segundo os dados mais recentes da Procuradoria Distrital de Lisboa – que compreende 40 comarcas, desde as Caldas da Rainha a Almada, e ainda as ilhas, e um volume processual superior a 50 mil inquéritos – houve 2556 investigações relativas a crimes de violência doméstica, mais 38 casos do que os registados no mesmo período do ano passado. Isto significa que, em média, há 852 novos casos por mês, ou seja, 28 processos por dia, só no distrito judicial de Lisboa, sendo o crime que dá origem a mais processos. Seguem-se os casos de droga e os abusos de menores, que também aumentaram. Aliás, esta é uma tendência que vem desde 2010 – ano em que a violência doméstica averbou 1932 inquéritos nos primeiros três meses, número que subiu para 2518 em 2011.

Quanto à distribuição dos inquéritos de violência doméstica, o círculo judicial de Amadora e Sintra é o que mais denúncias recebeu (486). Os únicos fenómenos que registaram um menor número de inquéritos, quando comparando com o mesmo período de 2011, foram a violência na comunidade escolar (48 inquéritos) e a violência contra idosos (27 processos).


2 Responses to “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: 33 MULHERES MORTAS EM PORTUGAL EM 9 MESES”


  1. 2 Betty Keck de Lemos Piexoto
    Outubro 9, 2012 às 11:53 pm

    poIS HÁ UNS MESES PASSEAVA O MEU CÃO E TAVA 1 SENHORA DE 81 ANOS NO MEIO DA RUA ÀS 23/24H DIRIGI-ME A ELA E DISSE: CUIDADO TÁ AQUI NO MEIO DA RUA (ESTORIL – ZONA RESIDENCIAL) TENHA CUIDADO ESTÁ À ESPERA DE ALGUÉM? NÃO …NÃO APANHEI 1 TARREIA DO MEU MARIDO – ESPERO 1 AMIGA QUE MA VAI LEVAR +P HOSPITAL!!!!FIQUEI ESPANATDA E DISSE OK MAS VENHA P AQUI P O PASSEIO – DÁI UNS 5 M VEIO A TAL AMIGA QUE ME CONFIRMOU QUE O AMBIENTE LÁ EM CASA ERA TENEBROS0 TUPO PORQUE ELA QUERIA O DIVORCIO ER HAVIA PESSOAL ( CASAL BRASILEIROS – ELE ANTIGO POLICIA MILITAR) FIQUEI DEVERAS INCOMODADA … DIA SEGUINTE CONTEI MINHA FAMÍLIA E RESP FOI: NÃO TE METAS!!!!!
    UNS 15 DIAS DEPOIS ENCONTREI O TAL POLICIAL COM 1 ESTATURA DE ATLETA FORTE -ALTO -CABELO RAPADO A QUEM PERG COMO ESTÁ A SENHORA? RESP: ELA AGREDIU-ME!!!! IMAGINE-SE (CLARO QUE NÃO ACREDITEI!!!) 1 POBRE IDOSA !!!!
    ENFIM FACE A 1 EPISODIO DESTES NADA ME ADMIRA!!
    QUE FAZER????


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: