23
Set
12

PJ PRENDE AGENTE QUE DESVIOU 190 QUILOS DE «COCA» DOS COFRES DA POLÍCIA EM CABO VERDE

Na semana em que se completaram 96 anos da criação da PJ – foi Sidónio Pais quem assinou o documento que haveria de formar a Polícia de Investigação Criminal, PIC, que esteve na génese da actual PJ –  esta corporação somou um êxito assinalável. E o alvo foi um antigo polícia .Detectou em Lisboa em escala para Paris, Alino Vieira,um  ex-agente da Polícia Judiciária cabo-verdiana que se encontrava em fuga por alegado roubo de 189 quilos de cocaína dos cofres da Polícia Científica na cidade da Praia em 2008.A troca de informações céleres com a Interpol foi uma etapa fundamental para a prisão do ex-polícia no aeroporto da cidada-luz.

A operação foi consumada no quadro da cooperação entre as duas PJ, a de Cabo Verde e de Lisboa, que, desde 2011, seguiam o rasto de Alino Vieira, desde Dakar, para onde o ex-agente fugiu.

Os 189 quilogramas de cocaína desaparecerem em Março de 2008 dos cofres da Polícia Judiciária cabo-verdiana, na Achada Santo António, na Cidade da Praia.

A fuga de Alino Vieira ocorreu em Janeiro de 2011, depois de o ex-agente da PJ, após 16 meses em prisão preventiva, ter saído em liberdade na sequência de um “habeas corpus” e embarcado no aeroporto da Cidade da Praia num voo da TACV para Dakar (Senegal).

Meses depois, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) cabo-verdiano julgou o recurso interposto por Alino Vieira e de outros envolvidos no processo, confirmando a pena de 20 anos de prisão.

Refira-se, que este caso só veio a público, depois de a própria direcção da PJ de Cabo Verde, em conjunto com o Ministério Público, ter avançado com uma investigação para se apurar os presumíveis suspeitos do roubo.

Depois das análises às impressões digitais, constatar-se-ia que as mesmas correspondiam às dos ex-agentes em causa.

 


0 Responses to “PJ PRENDE AGENTE QUE DESVIOU 190 QUILOS DE «COCA» DOS COFRES DA POLÍCIA EM CABO VERDE”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: