13
Ago
12

IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL SÃO CARNE PARA CANHÃO PARA O SEF E PRESA FÁCIL DOS BURLÕES

Da burocracia e saque do SEF aos cuidados a ter com certos burlões que prometem mundos e fundos…especialmente viagens baratas de retorno ao Brasil.

Como sabemos que este blog é lido por muitos imigrantes, especialmente brasileiros, há um aspecto que relevo e que respeita à forma discriminatória e ultrajante como as autoridades portuguesas  – especialmente o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – espezinha os seus interesses mais elementares – eles que muito contribuíram para o Portugal moderno e que agora regressam em catadupa ao seu país de origem como reflexo da crise que tornou este «paraíso» um inferno.

Ao abrigo do artigo 88 podem manifestar junto do SEF o seu interesse em adquirir a residência em Portugal. Mas quem pretenda seguir esta via – há uma outra, a de visar previamente o contrato de trabalho num dos consulados portugueses no Brasil e chegar a Portugal com ele na mão – espera-o uma burocracia de ficar com os cabelos em pé…já para não falar no facto de terem de suportar custos indignos que o Estado os obriga a pagar (ou extorquir?). Em primeiro lugar, têm de descontar no mínimo seis meses para a Segurança Social, inscrever-se nas Finanças, ter essas contribuições e impostos em dia, depois devem preencher um formulário na internet e enviá-lo para o SEF…e esperar que o chamem para uma entrevista … que pode muito bem correr de forma negativa… entrevista que chega a demorar de seis meses a um ano a ser agendada, tudo depende da boa vontade dos funcionários do SEF l

 E se o pedido não for aceite mediante a analise do «histórico» do candidato e dos documentos que o mesmo se deve munir ( desde o passaporte, ao cadastro no Brasil até às provas de meios de subsistência ),o emigrante descontou durante vários meses para a SS e Fisco e depois é-lhe negado esse direito…se por acaso for aceite o pedido, terá ainda de pagar uma multa que pode ascender aos 500 euros, isto consoante o tempo que estiver a trabalhar de forma «ilegal»…pomos as aspas, pois custa entender que um cidadão estrangeiro que se inscreveu nas Finanças, que paga os seus impostos ( IRS) e as contribuições à Segurança Social …esteja «ilegal»…e que o Serviço atribua uma multa sobre um período de espera de que ele próprio é responsável. Isto já para não falar de a lei contemplar estas situações excepcionais.Como compreender então que a nova legislação se tenha  tornado  mais rigorosa : o patrão que contrate um empregado ilegal sujeita-se a prisão de 1 a cinco anos…com esta «ameaça» é bem provável que cessem as tais manifestações de interesse em obter residência através de um contrato de trabalho…qual vai ser a entidade patronal que se vai arriscar a ir a tribunal? …

Outra questão não menos importante respeita à forma fácil como estes emigrantes brasileiros são ludibriados por burlões que por aí vão proliferando sem que as autoridades lhes ponham a mão ou actuem de forma rigorosa sobre os mesmos…é o caso da «empresária» Cristina Murteira, que prometia aos seus clientes voos baratos para o Brasil em troca de depósitos imediatos. Ao todo terá burlado 78 emigrantes brasileiros em 54 mil euros. Esta senhora há muito que era conhecida na comunidade de imigrantes brasileiros ao ponto de ter sido criado um blogue na internet para que não aumentasse o número dee vítimas. Prometia descontos elevados mas raramente os clientes viam os bilhetes de avião. Foram alguns dos lesados que a toparam a passear na baixa lisboeta, lhe deitaram a mão e a levaram à polícia…que se limitou a identificá-la, soltando-a logo de imediato. É bem provável que a Dona Cristina Murteira prossiga a sua acção criminosa enquanto espera vários anos para ir a tribunal. Se fosse num país decente, com uma justiça eficaz e célere, aguardaria pelo julgamento na prisão …

Aqui deixo alguns conselhos aos imigrantes que pretendam vir para este «torrão» à beira mar plantado ou aos que ainda por cá se encontrem como dignos «resistentes» …à espera do milagre da «troika»…


0 Responses to “IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL SÃO CARNE PARA CANHÃO PARA O SEF E PRESA FÁCIL DOS BURLÕES”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: