13
Ago
12

COMENTÁRIO DA SEMANA – AINDA O CASO DA JUÍZA QUE CONDENOU CIGANOS POR AGRESSÃO A AGENTES DA PSP

CONTINUA BEM ACESA A POLÉMICA SUSCITADA POR UM ARTIGO AQUI PUBLICADO SOBRE O CASO DE UMA JUÍZA QUE CONDENOU QUATRO CIGANOS A CADEIA POR AGRESSÃO A AGENTES POLICIAIS E QUE NA SENTENÇA CRITICOU A FORMA COMO ESTA ETNIA VIVE DE SUBSÍDIOS ESTATAIS.DAS DEZENAS E DEZENAS DE COMENTÁRIOS RESPIGÁMOS ESTE, ESCRITO DE UMA FORMA EQUILIBRADA, LANÇANDO UMA NOVA IDEIA SOBRE O TEMA QUE APRAZ REGISTAR:

Todos pensam que quando um português fala mal de um cigano está a ser racista, pelo simples facto de que nem todos os ciganos são efetivamente desonestos .Todavia, há certos aspetos da cultura cigana que depõe contra a sua própria etnia. Os ciganos possuem uma cultura altamente machista e repressora, em que a ignorância é cultivada em nome da manutenção das opressões que ocorrem no centro de toda a ideologia cigana.
Concordo plenamente quando é referido que há uma certa discriminação contra a etnia cigana, porém, também é facto que esta discriminação é resultante da sobreposição dos princípios mais erróneos da cultura cigana sobre a base de qualquer cultura democrática, como por exemplo o incentivo para que os jovens ciganos não frequentem as escolas pelos ciganos mais velhos.
Esta falha não é de responsabilidade dos ciganos, pois estes aspetos machistas e corruptos da cultura cigana jamais poderiam sobrepor a constituição, que define muito bem a aplicabilidade da educação a todos os jovens e crianças e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Esta falha está em assegurar um rendimento mínimo em lugar de uma ação social efectiva que garanta a uma criança cigana que ela pode até ter a etnia e todas as suas vertentes culturais, mas também tem o direito a educação, mesmo que para isso tenha que ser retirada da guarda dos pais.
Cabe enfatizar que em certos países a etnia cigana não gera tantos transtornos como em Portugal, pelo simples facto de que se um pai cigano impedir o acesso de uma criança ou jovem a educação perde os direitos paternais sobre o mesmo.
TEMOS QUE DEFENDER A EDUCAÇÃO, ela é a maior arma contra qualquer tipo de marginalidade proeminente em qualquer sociedade

Marcos Miranda


1 Response to “COMENTÁRIO DA SEMANA – AINDA O CASO DA JUÍZA QUE CONDENOU CIGANOS POR AGRESSÃO A AGENTES DA PSP”


  1. 1 Antonio Silva Silva
    Outubro 5, 2012 às 1:38 pm

    O Sr., Marcos Miranda tem um descurso muito racista e ofensivo… estupidez é sinonimo de obscuridade, corrupto como diz a cultura cigana….tenha cuidado com o que diz, babujes e ataques xenofobos. O Sr., não conhece a cultura cigana e muito menos todos os ciganos do país, para faser tal comentario. Quem é O Sr., para vir com tais argumentos…que moram e competencias tem para nos estar a ofender a etnia cigana. Sera que perrtence tambem ao barra…ou não vê comunicação social. O senhorf tera que provar que a cultura cigana é corrupta como ousa dizer.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: