06
Ago
12

O CASO DO AGENTE DA PSP QUE ABATEU ASSALTANTE: CIDADÃOS APOIAM ACÇÃO POLICIAL

O caso do assaltante morto por um polícia sábado passado na estação ferroviária de Campolide na sequência de uma perseguição a três jovens, entre os quais a vítima, suspeitos de terem roubado duas mulheres, suscitou vários comentários na blogosfera, curiosamente, quase todos eles favoráveis à actuação do agente da PSP. Desabafos os quais, de certa forma, surgem em contraponto com as teorias expandidas por certas iluminárias veiculando pensamentos de esquerda, em que a acção policial, sempre que tem de recorrer à força para impor a autoridade e a segurança dos cidadãos, é entendida como repressão ou medida prepotente própria de estados ditatoriais.

Relatamos o ocorrido: segundo a PSP, as autoridades foram alertadas pelas sete da manhã e os agentes enviados ao local detiveram dois dos três suspeitos do assalto, denunciado pela linha de emergência 112,  mas o jovem baleado ainda conseguiu fugir, tendo sido abatido pouco depois.«O polícia, que ia em seu alcance», fez «uso arma de fogo que lhe está distribuída, em circunstâncias ainda não apuradas, vindo a ferir aquele, causando-lhe a morte no local», explica a PSP.Ainda, segundo o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, os roubos às duas mulheres, que ocorreram pelas 06:45 e 06:55, foram feitos com “recurso a violência física”, e uma das vítimas teve necessidade de receber tratamento hospitalar.

“Todos os suspeitos possuem antecedentes criminais, sendo que os dois detidos serão presentes à autoridade judiciária para aplicação da medida de coação”, salienta o comunicado.

A ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária bem como à Inspeção-geral da Administração Interna (IGAI) que irá abrir um processo de inquérito, que decorre em paralelo ao processo-crime dirigido pelo Ministério Público, para apurar as circunstâncias dos factos.

O agente da autoridade que disparou é polícia há cinco anos e pertence à esquadra de Benfica.
Segundo a Polícia Judiciária, que já se encontra a investigar o caso, tendo em sua posse a arma do agente em questão, este desempenha funções na PSP há cinco anos, com a função de condutor de carro-patrulha da esquadra de Benfica, da 3ª Divisão da PSP.Segundo a autópsia feita ao cadáver do ladrão, o tiro disparado pelo agente da PSP atingiu-o no pescoço.

Curiosamente, como referimos, os comentários de leitores na blogosfera elogiam a acção policial, sinal evidente que a população vive sobre a permanente angústia da insegurança da sua vida e valores, encarando os agentes de segurança como uma das únicas formas ( outra poderá ser o regresso de milícias armadas ou recurso a empresas de segurança, para quem tem dinheiro…) de garantir esses seus direitos constitucionais. Eís alguns desses comentários bem elucidativos de que  a opinião pública está cada vez mais distante da opinião publicada.

«Este polícia devia ser nomeado comandante da PSP! Já!» – Rui Martins

«Menos um bandido a comer à custa dos contribuintes durante anos nos hotéis prisionais onde se passeia o energúmeno da GNR que matou 3 jovens em Santa Comba Dão, admirador confesso de Salazar, do Papa e peregrino de Fátima…É tempo de começarmos a apoiar estes agentes que defendem a sociedade»…. – nelsat1

«La está o Policia lixado em vez de levar um louvor » – pontaesquerda

«Há uma responsabilidade colectiva no modo como o povo português delega o poder politico e institucional…. e este é um incompetente para criar condições para um correto desenvolvimento da juventude…o futuro vai ser este!…- japercebeu

Ainda bem!! Para a próxima não rouba… pobre coitado do policia que vai ter que enfrentar as consequências de um acto heróico… e eu sou de esquerda!» – Algarvez

«Já vai sendo tempo de começar a pôr ordem na via pública para que os cidadãos comecem a recobrar a confiança e andarem na rua sem receios» – Escreveu sob pseudónimo


19 Responses to “O CASO DO AGENTE DA PSP QUE ABATEU ASSALTANTE: CIDADÃOS APOIAM ACÇÃO POLICIAL”


  1. 1 desgosto
    Agosto 6, 2012 às 9:59 pm

    Desmiolados há-os em todo o lado.
    Se encontra esses comentários, encontra um oposto aqui.
    E revela você a ausência de humanismo.
    Gente como você não é precisa.

    • Agosto 6, 2012 às 10:26 pm

      Voce desgosto prega cada desgosto…deve estar ao serviço dos bandidos,certamente… de um Estado sem lei nem roque…infelizmente, o seu comentário é um oásis no deserto…Não referi no artigo mas soube que uma das vitimas desse assaltante ficou maltratada e teve de receber assistência hospitalar…se fosse vce ou um familiar seu ma das vítimas, também comentaria da mesma forma?…Mande sempre pois este é um espaço livre…mesmo para «desmiolados», como vce ofende

  2. 3 desgosto
    Agosto 6, 2012 às 11:57 pm

    Viva
    Comento com certeza
    E como vocÊ parece ter ou ter tido alguma ligação às forças de segurança, digo que também partilhei de forma indirecta vivência com pessoas das mesmas forças que partilham da minha visão.
    Chamo desmiolado pois não posso fazer outro comentário a essas reacções e a este post.
    Se fosse a minha família manteria a a minha opinião sim. Ninguem morreu a não ser o infeliz larápio.
    A sociedade constrói-se em momentos importantes e é nestes momentos que os valores correctos têm que ser lembrados.
    Existem sociedades com os comportamentos preconizados por você neste post que não têm nem nunca terão a mesma tranquilidade que a nossa. A deles….A sua solução….Essa não é a solução. Nós como nação somos grosso modo pacíficos, graças a comportamentos e valores que nada tem a ver com os que preconiza

    • 4 Carvalho
      Agosto 11, 2012 às 3:37 pm

      Desgosto tenho eu do que cabei de ler, deves ser do BE ou de alguma associação de protecção aos animais, foi um serviço muito bem feito o Agente esta de parabéns, não tenho pena se não andasse a roubar as pessoas, não tinha levado um tiro de certeza.
      Mas o que mais me estranha é a opinião de certos iluminados, como o Sr” Desgosto”, que vem para aqui defender a liberdade, qual liberdade? a sua? Anarquista de certeza, adepto de um Estado sem Lei nem Roque, coitadinhos dos drogados e dos ladroes, os maus são os Polícias que arriscam a vida todos os dias, para alguém que não merece, como vc possa dormir descansado, tenha vergonha!!!.
      Quanto àqueles das Forças de Segurança que concordam com as suas tristes filosofias, a esses direi que escolheram a profissão errada , ou então nunca saíram fardados á Rua nem sabem o que dizem, deviam todos ir para o circo e concorrer para o lugar de palhaços, pois não passam disso mesmo Policias palhaços!!!, não estão dentro da realidade Policial, quanto a mim cada dia vejo uma sociedade mais degradada, onde os criminosos tem mais direitos que as vitimas , desgosto.

    • 5 Jose Pinto
      Agosto 11, 2012 às 8:29 pm

      Desculpem intrometer na vossa troca de comentarios mas não podia deixar de comentar a frase do user “Nós como nação somos grosso modo pacíficos”, não somos pacificos como nação nem como sociedade o que somos é uns passivos e egoistas, o que se passa de mal com as coisas dos outros não nos importa e quando se ve um incidente como este dizemos coitadinho do ladrão, como já li algures, caro user se tem pena destes criminosos faça um favor ha sociedade e adopte um e eduque-o conforme tãos nobres valores vive.

  3. 6 Maria FernandaTeixeira
    Agosto 12, 2012 às 12:23 pm

    se todos os policias pode-sem fazer isso não havia tantos ladrões agora uma pessoa tá sempre com medo de sair á rua senhor agente fez muito bem

    • 7 Tibério Braga
      Agosto 12, 2012 às 10:17 pm

      Senhor Carvalho!Em tudo na vida deve haver um equilíbrio e devemos ser sóbrios e sérios nos nossos comentários.Fala com desprezo e desdém de quem eventualmente pertença a uma associação de animais ou de quem é de esquerda.O que tem a ver uma coisa com a outra?Defender um animal e promover a sua segurança e bem estar é só uma questão de civismo intelectual e moral.Tem direito á sua opinião em relação ao delinquente, posição essa que está muito próxima da minha, mas não exageremos.Ser de esquerda ou de direita, defender um animal e lutar pelo seu bem estar, são opções que cada qual assume na vida e que merecem ser respeitadas coisa que, pelos vistos, o senhor não respeita.Fica bem respeitar a opinião de toda a gente!

  4. 8 paulo brito
    Agosto 12, 2012 às 1:52 pm

    ao sr que assina como desgostoso, gostaria de saber em que valores baseia-se para os seus comentários. Todas as escolhas têm suas consequências, a intenção do policia não foi infligir força letal concerteza. Somos uma nação passiva e consequência disso é a impunidade na classe politica que infelizmente causa financeiramente mais danos que os larápios todos juntos. Apenas me queixo de 2 coisas, o maximo da pena em portugal ser de 25anos qualquer que sejam os crimes, e que os crimes de “colarinho branco” não cumpram pena junto com os demais presidiários, ficando em prisão domiciliária com todas as mordomias e luxos e em prisões de luxo com quartos individuais…

  5. 9 luis marques
    Agosto 13, 2012 às 2:19 am

    Se fosse o vosso filho a levar um tiro de um policia por roubar uma carteira achavam bem?…Preferiam ir vê-lo a um cemitério a sua fotografia ou ir a uma prisão visitá lo com vida?… Todas a mães e todos os pais estão sujeitos a ter um filho, um neto um sobrinho que erre em roubar,acha certo que ele seja assassinado no seu primeiro roubo? não me pareçe…Só dou razão ao polícia se o ladrão o tentou matar… o policia deve ser condenado a prisão como os outros homicidas no fim de contas matou um ser humano fazendo abuso do seu poder enquanto policia com uma pena bastante superior à normal porque a sua missão não é matar pessoas mas sim apanha las e levá las a tribunal e o juiz é que decide. Se fosse o vosso filho ou filho que tivesse errado em roubar achava certo ele levar um tiro e morrer???? Tu até hoje que não roubaste e que nem pensas em roubar mas tens filhos e netos não sabes o dia de amanhã se eles um dia roubarão.

    • Agosto 13, 2012 às 9:23 am

      O inquérito policial em curso deu como provado qude o ladrão em causa terá ameaçado o agente da PSP e este respondeu em legítima defesa

      • 11 luis marques
        Agosto 13, 2012 às 4:08 pm

        Sendo assim se agiu em legítima defesa o polícia fez bem em ter lhe dado o tiro, se fosse noutra situação não achava certo, porque todos nós temos filhos e não sabemos o dia de amanhã se eles um dia roubarão.

    • 12 Jose Pinto
      Agosto 13, 2012 às 10:38 pm

      Não realmente morto não era preferivel a mutilação como em alguns paises orientais, roubas cortam-te uma mão para pensares duas vezes antes de roubar novamente, perder alguem proximo numa situação destas não é facil mas as respostas que ouço dos familiares quando isto acontece é “mais tarde ou mais cedo ja sabia que isto ia acontecer”, e continuam com a vidinha deles, alguns com um alivio por não ter de ser novamente agredidos quando não tem dinheiro para dar a estes mitras que andam na rua a roubar as pessoas, por isso sim preferia-o ver morto do que ele me mate ha porrada por dinheiro que eu ganho honestamente e que me custa a ganhar.

  6. 13 cidadao
    Agosto 13, 2012 às 10:17 am

    Infelizmente a policia em portugal tem a lei contra eles. E essas ditas pessoas que condenam o agente de autoridade deveriam averiguar o modo com a policia nos EUA trabalham, sou de acordo que em portugal deveriam começar a trabalhar da mesma forma para ver se o criminalismo diminui

  7. 14 Carlos Sousa
    Agosto 13, 2012 às 8:48 pm

    Acho piada a quem defende o ladrão.Então pensemos assim: os senhores(as) que defenderam o jovem vão na rua.Eu assalto-os,roubando-lhes os pertences.Até atiro um soquinho,aponto uma faca ou uma pistola.E viro costas.Como até há um agente ali perto,voces vão até ele (ou alguma alma caridosa) e pedem auxilio contando a história.O sr. agente,a desempenhar as suas funções vai no meu encalço.Aborda-me e eu não ofereço resistencia.O que me vai acontecer?Uma de duas: ou voces não apresentam queixa porque já recuperaram os vossos pertences e eu nem me chateio mais porque não me vai acontecer nada; ou voces apresentam queixa e não me vai acontecer nada na mesma porque como todos sabemos a Lei não é pesada. Agora,imaginemos que até ofereço resistencia e fujo.Lembrem-se que vos agredi e vos roubei…e possivelmente até roubei objectos de valor que custaram a comprar e que são fruto de trabalho.E eu,sem trabalho nenhum acabei de ganhar o dia.Mais não seja,porque se calhar até vos roubei o cartão do cidadão e fazer um novo acarreta custos.Voltando: no decorrer da minha fuga,o senhor agente dispara tiros de advertencia e até esteve bem perto de me apanhar. Mas como eu não tenho de carregar as toneladas de peso que ele carrega e como não estive a trabalhar em turnos seguidos a aturar de tudo e mais alguma coisa,consigo correr um bocadinho de nada mais que ele.Vocês estão a assistir à cena com o nariz a pingar sangue,arranhões no braço e uma ferida aberta na testa (fruto da violência com que vos assaltei).Pelas vossas palavras,o senhor agente não deve fazer tudo o que pode para fazer cumprir a Lei e apanhar-me.Deve deixar-me ir,apesar de eu ter acabado de desrespeitar a autoridade dele,ter desrespeitado a Lei e ter desrespeitado uma vida humana.Porque pelas vossas palavras, em extremo,eu posso desrespeitar tudo e todos.depois de tudo isto e porque até consegui fugir,voces lá apresentam uma queixa (não sem antes irem visitar o hospital para depois poderem comentar como funcionam mal os serviços de urgência em Portugal). E depois,lá vão tratar do Cartão do Cidadão e dos cartões do banco e de mais não sei o quê (e só nisto já vos estou a custar muitos euros).Considerando que até conseguiram tratar de tudo sem perder um dia de trabalho (era bom,não era?), lá voltam a casa.E…descobrem que a vossa casa foi assaltada!Ahhh,bolas…que também vos tinha conseguido roubar a chave de casa!Aquela ferida na cabeça começa a doer mais,fruto do stress que sentem agora, o que vos leva a pensar que os pontos que levaram no serviço de urgência vão abrir.E volta a chamar a Policia. Ah, sem esquecer que daqui a uns dias vão receber a conta do hospital em casa (sim,porque ficaram a dever uma vez que não tinham carteira).
    E eu a rir-me.Porque ganhei o dia.Quanto vos custei?Façam as contas.
    A Polícia existe para ser respeitada.Só sendo respeitada faz cumprir a Lei.Lei essa (mesmo não sendo perfeita como todos sabemos) que existe para nos defender.Claro que não é a matar toda a gente que a Policia passa a ser respeitada.Nem se deve fazer disso o dia-a-dia.Mas,toda a ação tem consequencia,logo,se roubo,estou sujeito a ser preso.Se sabendo que posso ser preso tento fugir,estou sujeito a ser detido à força.Percebem onde quero chegar?Quem rouba sabe as consequencias que poderá sofrer sobre o que faz.Da mesma forma que quem se mete com traficantes sabe o que está sujeito a sofrer se não os respeitar.
    E por falar em respeito…Não será estranho que um traficante seja mais respeitado do que um Polícia?

    É pá…Foi uma vida que se perdeu?Foi e não se deve dizer \”menos um\” ou \”ainda bem\”, ou coisas do género. Mas ainda que nenhuma vida humana valha mais do que outra e sabendo que não está moralmente certo isto que vou dizer: antes ele que o senhor agente.Porque mesmo que o senhor agente não seja boa pessoa (que num universo de milhares de agentes da PSP,GNR,PJ,PM,etc os há,sem dúvida) é parte da Lei.E quando for ele que tenha de ser levado à justiça a dose será bem pior.

    Custa é saber que os senhores agentes de Portugal trabalham todos os dias, respondem a todo o tipo de ocorrencias, lidam com tudo e mais alguma coisa e são desrespeitados por quase todos.

    Os senhores que defendem estes criminosos e acusam os senhores agentes,desconhecem é a realidade do que se passa 24horas por dia,7 dias por semana,12 meses por ano, todos os anos. Desconhecem que muitas vezes,estes bandidos agridem novos ou velhos, homens ou mulheres, policias ou não, socorristas ou bombeiros, vocês ou eu. Desconhecem que os agentes só tentam fazer o trabalho deles. E que o trabalho deles é esquecido por muitos e desrespeitado por muitos mais. Os senhores que defendem os bandidos,devem conhecer pouca realidade da justiça e só falam de esquerdismos ou direitismos ou liberdade ou repressão porque fica bonito dizer essas coisas.

    Eu quero sair à rua sem medo.Saber que posso andar tranquilamente de manhã,à tarde ou à noite.Quero uma Polícia que exista,que possa exercer a sua autoridade com respeito e sendo respeitada.Que possa abordar alguém na rua,sem ter de pensar nos papeis que vai ter de preencher.E que se for necessário,possa dar um tiro numa perna de um bandido sem ter de pensar que se calhar é ele que vai acabar detido! Não quero que a Policia dispare para quem quiser,claro que não.Acho muito bem que se investigue as circunstancias em que ocorreu a morte do \”suspeito\”.Mas cada caso é diferente e há que ter em consideração todos os factores,tais como o registo criminal do \”suspeito\”.

    Agradeço o trabalho a todos os agentes de Portugal (PSP,GNR,PJ,PM,SEF,ASAE,e todas as outras forças a quem peço desculpa por me ter esquecido) porque todos os dias estão lá,porque quando o telefone toca avançam outra vez,sem saber para onde vão e sem saber o que vão encontrar. Obrigada por tentarem fazer respeitar aquilo que vos desrespeita!

    • 15 Hugo
      Agosto 14, 2012 às 10:54 am

      O melhor e mais eclarecido comentário feito até ao momento… Realmente, é muito estranho ver …”que um traficante seja mais respeitado do que um Polícia”… Quando isto acontece, está tudo subvertido. Talvez a “condenação” popular à actuação do agente da PSP não existisse se, como bem o explicou no seu post, esses defensores dos meliantes fosses eles próprios vítimas!

  8. Agosto 13, 2012 às 9:21 pm

    A ser condenado só se for por não limpar os outros dois.Pois agora só assim se conseguirá dar novo rumo.

  9. 17 FL60
    Agosto 15, 2012 às 1:04 am

    Bem está visto que aqui há quem queira ganhar o Prémio Nóbel da Paz! Se calhar enquanto dorme descansadinho em casa, andam profissionais a bater calçada para manter a segurança de todos os cidadãos!!!!
    Se calhar enquanto trabalha no privado, recebeu subsidios e quem arrisca a vida por si e pelos outros não recebeu! Se calhar folga ao fim de semana e quem o proteje, não, se calhar é recebido a pedrada, ou entao com panelas e trotinetes a cair pelas janelas, como já aconteceu, se calhar tem um carro topo de gama todo impecável, e um Polícia um “charruto” que da noite para o dia apareçe riscado, ou com pneus cortados, deveria ter vergonha de vir para aqui criticar aquilo que não sabe e muito menos entende! Sabe que mais isto é livre de consultar e opinar, mas nem todos podem ser engenheiros nem medicos, por isso é sempre necessário alguem que se dedique agricultura, aproveite e pode ser que aprenda alguma coisa de útil!

  10. 18 rui
    Agosto 15, 2012 às 12:31 pm

    Os meus pesames á familia da vitima, e uma palavra de apreço ao Policia, que só estava a fazer o seu trabalho, com certeza, não era seu objectivo matar, mas sim apanhar o bandido, força e boa sorte


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: