27
Jun
12

CRIME ORGANIZADO AMEAÇA EUROPA OCIDENTAL POR CAUSA DA CRISE

PARLAMENTO EUROPEU ORGANIZA CONFERÊNCIA PARA DEBATER FENÓMENO EM ASCENSÃO E QUE TEM POR ALVO EMPRESAS E EMPRESÁRIOS SEM ACESSO A FUNDOS BANCÁRIOS E O BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

 

A crise financeira e seu impacto sobre os países europeus está a preocupar as autoridades policiais e judiciais. A falta de liquidez dos bancos que cresce a olhos vistos tem levado as empresas europeias a recorrer a outras fontes de financiamento. O crime organizado beneficia deste clima, expandindo os seus tentáculos ao ocidente, tornando o  branqueamento de capitais um alvo potencial. Crescem os sinais de que um parte crescente dos empresários da Europa Oriental e do Sul têm sido alvo de aliciamentos para se deixarem de corromper, financiando parte de suas atividades através do crime organizado. Nessa linha, faz algum sentido o propósito já anunciado por Portugal e pela Suiça de pôr em marcha formas legais de troca de informações sobre suspeitos de branqueamento de capitais levantando o sigilo bancário, até aqui, uma das questões «sagradas» no país helvético. É muito provável que as incidências dos casos Duarte Lima e Isaltino Morais, dois políticos portugueses suspeitos de terem «lavado» milhões na Suiça, tenha estado na origem desse acordo entre as autoridades bancárias e policiais dos dois países.

A Itália poderá ser um dos países mais afectados,e os tentáculos do crime organizado poderão abranger metade do seu território. Esta tendência deve acelerar nos próximos anos. O ataque dos fundos especulativos dos EUA contra a Grécia é um sinal de advertência que merece mais do que apenas um comentário. Teme-se uma série de ataques agressivos desses fundos sobre os três países mais vulneráveis depois da Grécia: a Espanha, Itália e Portugal.

A França é o próximo país a estar na mira. É neste contexto que o Parlamento Europeu está a organizar uma conferência sobre o crime organizado, que conta com a participação do Comissário Jean-François Gayraud, de CSFRS , um dos melhores especialistas na matéria e autor de vários trabalhos que especificamos:

Jean-François Gayraud, “Le Monde des mafias, Géopolitique du crime organisé”, Odile Jacob, Paris, 2005. Réédition en format poche en 2008.Traduit en italien et en espagnol.

Jean-François Gayraud, “Showbiz, People et Corruption”, Odile Jacob, Paris, 2009.

Jean-François Gayraud, “La Grande Fraude. Crime, Subprimes et crises financières”, Odile Jacob, Paris, 20111.

Jean-François Gayraud, “Le renseignement criminel”, (avec François Farcy), CNRS éditions, 2011.

Jean-François Gayraud, “Géostratégie du crime”, (avec François Thual), Odile Jacob, 2012.

Anúncios

1 Response to “CRIME ORGANIZADO AMEAÇA EUROPA OCIDENTAL POR CAUSA DA CRISE”



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: