25
Jun
12

JORNALISTA DO «OPUS DEI» CONTRATADO PELO VATICANO PARA «RETOCAR» A IMAGEM DA IGREJA

Envolvida em escândalos sexuais e financeiros, a Igreja Católica aposta na comunicação para melhorar a sua imagem junto dos fiéis e da sociedade. O Papa Bento XVI contratou um jornalista norte-americano, da Fox News e membro do grupo conservador católico Opus Dei, para melhorar as relações entre o Vaticano e os meios de comunicação (ver aqui).

É sempre bom quando uma organização decide apostar numa comunicação melhor ou mais eficaz. Mas, dada a natureza dos problemas que afectam a Igreja Católica, assolada por acusações sobre pedofilia, corrupção económica envolvendo o banco do Vaticano, etc etc … não me parece que a solução esteja na comunicação. A comunicação não serve para acabar com problemas graves que possam afectar pessoas ou instituições…pode retocar a sua imagem, claro, o que nos parece ser o objectivo desta contratação, mas o mal endémico continua a na instituição

De qualquer modo, esta mudança estratégica do Vaticano significa também que a dessacralização do mundo continua a grande velocidade, obviamente, por força da Internet, que tudo mostra e tudo divulga, destapando segredos incontáveis e tornando humanos como nós homens e mulheres que tínhamos como “deuses” inspiradores. Já não há segredos escondidos, mesmo de veneráveis instituições como a Igreja.


0 Responses to “JORNALISTA DO «OPUS DEI» CONTRATADO PELO VATICANO PARA «RETOCAR» A IMAGEM DA IGREJA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: