22
Jun
12

ESTADO PAGA DOIS MIL EUROS DE PENSÃO VITALÍCIA A DUARTE LIMA ENTRE 400 ANTIGOS POLÍTICOS, ALGUNS SUSPEITOS DE FRAUDES E OUTRAS TRAFICÂNCIAS

 Os antigos titulares de cargos políticos escaparam ao esforço adicional de austeridade que é exigido aos funcionários públicos e pensionistas que ganhem mais de mil euros. Segundo o Orçamento do Estado para 2012, estas pensões serão apenas tributadas em sede de IRS…mesmo que estejam envolvidos em processos jurídicos por serem suspeitos de se terem abotoado com dinheiros públicos escapam às malhas da contenção orçamental exigida à maioria do povo, como está a acontecer presentemente com os cortes dos subsídios de férias aos funcionários públicos.ISTO MERECE O DIREITO À INDIGNAÇÃO!

 Cerca de 400 antigos políticos recebem subvenções (ou pensões) vitalícias que escaparam às medidas draconianas de austeridade, como acontece na actualidade, com os cortes dos subsídios de férias aos funcionários públicos. Entre os beneficiados, estão os gestores que acumulam a pensão com o actual vencimento. E entre estes figurões, está DUARTE LIMA, que aufere a pensão de 2200 euros mensais e que é acusado no Brasil do assassínio de Rosalina Machado e no âmbito do processo BPN e que ainda hoje, sexta feira, segundo noticia o «Sol», recebeu, em 2002, quando era deputado pelo PSD, um milhão de euros do contra-almirante Rogério d’Oliveira, um dos implicados na investigação das autoridades alemãs à compra de dois submarinos pelo Governo português.

Mas há mais casos:

Carlos Melancia, ex-ministro e ex-governador de Macau, estreou-se na vida política em 1978. Por isso, hoje recebe a subvenção vitalícia mais alta 9.150 euros, de acordo com dados publicados «Diário de Notícias». Chegou a ser julgado de absolvido no âmbito das alegadas «luvas» pagas no processo de construção do aeroporto de Macau.

Ângelo Correia
Ganha 2200 euros mensais
Cargo actual – Presidente do Grupo Fomentinvest da Lusitaniagás
Cargo anterior – Deputado e ministro da Administração Interna

Álvaro Barreto
Ganha 3400 euros mensais
Cargo actual – Reformado com funções não executivas, nomeadamente na Tejo Energia
Cargo anterior – Ministro de várias pastas

Rui Gomes da Silva
Ganha 2100 euros mensais
Cargo actual – Advogado e vice-presidente do Benfica, e comentador de um prograa desportivo na SIC Noticias
Cargo anterior – Deputado, ministro dos Assuntos Parlamentares

Jorge Coelho recebe 2.400 euros, pelo tempo em que foi deputado e ministro adjunto. É CEO da Mota Engil, empresa que nos tempos do «consulado» José Sócrates, terá abichado milhões na construção de vários empreendimentos para o Estado no âmbito das parcerias público-privadas, destacando-se a Parque Escolar. ( o caso mais recente vindo a público respeita às obras de modernização da escola secundária Passos Manuel, em Lisboa, geridas pela empresa pública Parque Escolar, que custaram mais 46,5% do que estava inicialmente previsto, devido sobretudo a uma série de “trabalhos a mais” entregues à Mota-Engil, a empresa responsável pela obra, referiu o jornal Público da passada quinta-feira,21, com base num relatório de uma auditoria divulgado  pelo Tribunal de Contas. Trabalhos que não resultaram de “circunstâncias imprevistas” e violaram as disposições legais em vigor, acrescenta-se no relatório. A empreitada no estabelecimento Passos Manuel custou mais de 23 milhões de euros, quando o estimado inicialmente era de cerca de 16 milhões.

Já a ex-deputada Zita Seabra recebe 3.000 euros, tal como o ex-ministro do Turismo Ferreira do Amaral.
A pensão de Armando Vara é de 2.000 euros pelas funções que desempenhou de deputado e ministro da Juventude. Como se sabe, Armando Vara é um dos arguidos do processo Face Oculta que está a ser julgado no Tribunal de Aveiro, onde é acusado de três crimes por tráfico de influências em benefício de um sucateiro
Dias Loureiro, investigado pelo MP no processo de compra de empresas pelo BPN em Porto Rico, recebe uma pensão de  1.700 euros.

Para ter direito às subvenções vitalícias bastavam 8 ou 12 anos de funções políticas.

Em 2005, José Sócrates criou uma lei que extinguiu estas pensões, mas apenas a partir dessa data. Por isso, as subvenções são ainda um peso para o Estado. Só no ano passado, custaram quase 9 milhões de euros.

E assim vai o povo alimentando este «polvo» à portuguesa… apesar de serem detentores de grandes fortunas «cozinhadas» à custa do «suor» e «trabalhos esforçados» nos diferentes «tachos» da vida pública por onde passaram, continuam a beneficiar de chorudas pensões, escapando ao esforço adicional de austeridade que é exigido aos funcionários públicos e pensionistas que ganhem mais de mil euros. Segundo o Orçamento do Estado para 2012, estas pensões serão apenas tributadas em sede de IRS.

Para não haver dúvidas sobre o rombo provocado nos cofres públicos por alguns deste senhores, veja-se apenas o que representou o escândalo do BPN :


3 Responses to “ESTADO PAGA DOIS MIL EUROS DE PENSÃO VITALÍCIA A DUARTE LIMA ENTRE 400 ANTIGOS POLÍTICOS, ALGUNS SUSPEITOS DE FRAUDES E OUTRAS TRAFICÂNCIAS”


  1. 1 Ernesto Silva
    Setembro 27, 2012 às 7:49 pm

    Sobre as pensões das celebridades políticas gostaria que o Sr. Primeiro Ministro Dr. Passos Coelho utilizasse aqui, também, como costuma dizer: Custe o que custar e defendendo a equidade, vamos corrigir ao cálculos das reformas desses Senhores, considerando os 65 anos para a reforma e, o que receberam indevidamente, será restituído ao erário público.

    • 2 Ernesto Silva
      Setembro 27, 2012 às 7:55 pm

      Que moderação?

      • Janeiro 24, 2013 às 5:08 pm

        Obrogada pela partilha!
        Isto de Reformas… estes senhores acabam por ficar sempre ilesos! Sabem o que me satisfaz? É que os sujeitinhos, de facto, são tão pobres… tão pobres… que só têm dinheiro!
        Se tivessem alguma riqueza mais tinham capacidade de não precisar disso para nada e de deixar o país com mais uns bons milhoes de euros que bem falta estão a fazer a muita gente!
        Pobres coitados… quando fecharem os olhos ficam de olhos fechados e mortinhos da silva como qualquer um dos outros, e com o peso de terem sido uns sanguessugas do país.
        Eu não queria isso para mim!

        Tudo de bom para todos, carregado com um comboio de paciência!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: