17
Abr
12

CASO CRISTÓVÃO (PARTE 2) SUSCITA ATAQUES À PJ PROCURANDO VITIMIZAR O ANTIGO INSPECTOR

Uma novela «mexicana» digna de figurar numa história de espionagem com enredo imprevisível. Cristóvão terá «armazenado» segredos que o tornam «imprescindível» na estrutura do Sporting, onde são poucos os que o estimam… Dias da Cunha,o antigo presidente leonino, que o apoiou na sua frustrada tentativa de assumir a liderança do Sporting em 2009 (na foto), talvez seja uma das poucas vozes dos «senadores» verdes que deram o seu aval a Cristóvão.

Como se esperava, Paulo Pereira Cristóvão foi reintegrado em plenas funções, no final de uma prolongada ( e polémica) reunião do  Conselho Diretivo do Sporting destinada a analisar a situação em torno do vice-presidente que suspendeu o mandato quando foi constituído arguido no caso Cardinal.

 Numa altura decisiva para a época futebolística, e em que se chegou a ponderar a realização de eleições antecipadas, prevaleceu a ideia de adiar uma decisão final sobre a permanência do vice presidente, à espera  dos desenvolvimentos da investigação policial em curso respeitante à armadilha montada ao árbitro auxiliar José Cardinal, da qual Cristóvão parece ter sido o «cérebro»

Uma decisão esperada, porquê? Basta atentar no que foi escrito no «Correio da Manhã», na sua edição de domingo passado, dando a entender que a rede de espionagem arquitectada por Paulo Pereira Cristóvão tinha na mira altos elementos da estrutura do Sporting, incluindo mesmo Godinho Lopes.«O presidente do clube leonino foi um dos vigiados, e vários dos seus segredos de cariz pessoal estavam na mão do vice-presidente agora suspenso», refere o matutino, relevando a estratégia seguida por um homem que é dono de uma empresa de Intelligence Business com sede na Almirante Reis ( este é o titulo oficial, mas, na verdade, faz «trabalhos» espionagem de vários tipos, chegando ao ponto de armadilhar árbitros, como foi alegadamente o caso de José Cardinal que viu a sua conta reforçada quando um funcionário dessa empresa de Cristóvão depositou 2 mil euros na sua conta pessoal).

Segundo o «CM», os objectivos de Cristóvão ao «armazenar» informação sobre dirigentes e jogadores do Sporting parecem ser claros: obter o máximo de dados, especialmente sobre os vários responsáveis do clube e da SAD, e, através disso, conseguir superioridade psicológica sobre os seus demais colegas da estrutura.

Face a este quadro de «espionagem» que remonta aos velhos processos do KGB ou da CIA, não admira a decisão tomada pelo Conselho Directivo do Sporting  em aceitar a readmissão de Paulo Pereira Cristóvão. Ao que se sabe, o veredicto final, devido a uma situação de empate, foi tomada pelo presidente  Godinho Lopes, o qual, anteriormente, se mostrara receptivo e agradado com a decisão do seu vice em pedir a suspensão do cargo. Godinho que, no passado, confrontado com um processo em que foi arguido e que acabou por sair inocentado …embora o juiz ficasse com dúvidas, conforme consta na sentença – referimo-nos  ao caso dos paquetes da Expo 98 que estiveram às moscas defraudando o erário público em muitos milhões – resolveu demitir-se do cargo de vice presidente do Sporting de forma a não prejudicar a imagem do clube…embora o processo nada tivesse a ver com o clube.

Cristóvão deu o dito pelo não dito e regressou de armas e bagagens ao clube, reassumindo os cargos que desempenhava. Mas no ar pairará sempre a suspeição dos motivos que levaram à tomada desta decisão do CD do Sporting. E vem a talhe de foice lembrar o que o «CM» escreveu: «Através do recurso ao seu grupo de seguranças e informadores, Paulo Pereira Cristóvão conseguiu aceder a várias informações de cariz pessoal do presidente do clube, Godinho Lopes, que mesmo assim parece continuar a revelar confiança no antigo inspector da PJ». A tal ponto de ser ele a dar a sua «bênção» final para a continuidade no clube do seu vice presidente, apesar dos factos gravíssimos que impendem sobre a sua pessoa e que  nunca refutou.

Paralelemente a esta «novela» de cariz mexicana, assiste-se a uma tentativa da «entourage» que rodeia Cristóvão  (especialmente dos seus antigos colegas da PJ) em procurar ligar a investigação e busca de que foi alvo  em casa e no seu escritório na Almirante Reis e  no Estádio de Alvalade, a uma tentativa de perseguição por parte da actual estrutura da PJ. Em causa, estariam ódios antigos e tentativas de colher benefícios para a  própria imagem da corporação. Ainda ontem, segunda feira, no programa «Querida Júlia», da SIC, Gonçalo Amaral,antigo inspector da PJ, que se afastou do cargo por causa do processo Maddie, amigo de Cristóvão (  co-réu no processo de agressões a Leonor Cipriano, a mãe da pequena Joana desaparecida no Algarve e que acabou barbaramente agredida nas instalações da PJ) levantou essa tese, procurando vitimizar Cristóvão, que se teria tornado alvo de uma perseguição por parte da estrutura da PJ.O computador onde guardou a informação pessoal apreendido a Cristóvão e as escutas  que eventualmente provarão  a denúncia caluniosa  na sua forma qualificada que implicou a sua constituição como arguido, vão fazer luz sobre um caso envolto em muitos mistérios. Sabemos que o papel de PPC ultrapassará  e muito o âmbito do cargo que tornou a ocupar no Sporting e o enredo será digno de figurar num enredo do renomado autor que assina as peças deste blogue…

Anúncios

1 Response to “CASO CRISTÓVÃO (PARTE 2) SUSCITA ATAQUES À PJ PROCURANDO VITIMIZAR O ANTIGO INSPECTOR”


  1. 1 chefmmm
    Abril 17, 2012 às 2:15 pm

    Brilhante texto… analise equilibrada.
    …Pois eu sei que ele sabe que os pontos cinzentos claros, escuros e esverdeados desta futenovela de uma patria sempre avida de estorias de artistas de neuroniozinhos neuroticos, especialista da arte do xico espertismo oportunista.
    Na informacao suja vale tudo e quem nao tiver o dono controlado e acaimado ja sabe que pode cair da cadeira.
    Este rapazinho estagiou entre Marselha e a Sicilia… Fez o mestrado no Porto e esta ao servico do Mundo. Vai vencer e morrer cedo. Paz a sua filha-da-putice.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: