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ANTES DA TAP…HAVIA UMA COMPANHIA AÉREA QUE ERA O ORGULHO NACIONAL

Numa altura em que se fala na privatização da TAP, recorro ao baú da memória à fundação da A  C.T.A. – Companhia de Transportes Aéreos, que este na génese da actual companhia.A CTA tinha capitais exclusivamente portugueses e é provavelmente uma das companhias menos conhecidas e faladas, que integrou o Grupo CUF, até pela sua singularidade.

 Arrisco a dizer que certamente serão poucas pessoas as que sabem que a CUF teve uma companhioa de aviação, o que prova mais uma vez o pioneirismo da empresa de Manuel de Mello em muitos sectores ( que acabou desmantelada no pós 25 de Abril devido ao assalto comunista), até mesmo o da aviação. Pois bem, essa é a interessante e curiosa história que aqui vos trago, para amenizar os escritos deste blogue…

A 19 de Julho de 1945, a Sociedade Continental de Transportes Aéreos, é transformada na C.T.A. com o objectivo de explorar linhas aéreas no território nacional ou fora dele. Aquando da sua fundação o capital desta sociedade era de 5.000 contos, subscrito e divido pelos seguintes accionistas:- Daun & Bleck, Limitada, 500.000$
– Carlos Eduardo Bleck, 250.000$
– D. José de Saldanha, 250.000$
– Manuel Augusto José de Mello, 300.000$
– Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes Limitada, 2.000.000$
– José Inácio Castel-Branco, 100.000$
– Dr. Luiz Albuquerque de Sousa Lara, 300.000$
– Sousa Lara & Filhos Limitada, 500.000$
– Fernando Enes Ulrich, 100.000$
– Dr. António Garcês, 100.000$
– António de Sommer Champalimaud, 200.000$
– Dr. José de Sousa e Melo, 200.000$
– João Maria José de Mello, 100.000$
– Dr. Alvaro Belo Pereira, 100.000$

Como se pode ver pela lista atrás apresentada, vamos nela encontrar nomes sonantes da economia nacional, como António Champalimaud, a família Sousa Lara que detinha grandes investimentos no Ultramar ( um dos descendentes, Sousa Lara, chegou a integrar um governo no pós 25 Abril como sub-secretário de Estado da Cultura e ficou «celebrizado» pelo facto de ter vetado a candidatura do livro de Saramago, o Evangelho Segundo Jesus Cristo, ao prémio Literário Europeiu de 19992  , ou os Ulrich ligados a diversos interesses económicos. A maioria do capital accionista (2.300.000$)é detida pela Sociedade Geral e Manuel de Mello, colocando assim esta Holding da CUF no comando desta nova empresa. Será no dia 2 de Dezembro de 1945 (4 meses após a constituição desta sociedade) era oficialmente inaugurada pelo Presidente da República Óscar Carmona e demais membros do Governo a carreira Lisboa-Porto-Lisboa. Apresenta nesse mesmo ano a filiação na I.A.T.A. (International Air Transport Association, que ainda hoje é a mais alta autoridade internacional do transporte aéreo) sendo esta aceite.

A sua frota era constituída por um Percival Proctor, e por três bimotores DeHavilland DH-89 cujas matriculas eram as seguintes: CS-ADI, CS-ADJ e CS-ADK, todos adquiridos na Inglaterra. Posteriormente um destes bimotores foi adquirido pela Aeronáutica Militar em 1950, podendo ser vista hoje no Museu do Ar em Alverca. Mais tarde são ainda adquiridos à Força Área dos Estados Unidos dois Douglas C-47A(CS-TDX e CS-TDZ) sendo a sua adaptação aviação civil sido feita por pessoal das Oficinas Metalomecânicas da CUF. A C.T.A. vai construir toda uma infra-estrutura de apoio as suas rotas aéreas, para isso constrói hangares privativos nos Aeroportos de Lisboa e Porto, com oficinas , armazéns, operações de voo, equipamento de rádio, salas de pessoal navegante, cantinas etc. Por essa altura o pessoal ao serviço da C.T.A. deveria de rondar o numero de 70 pessoas, numero que teria tendências a subir com a expansão da Companhia. Havia já planos de expansão delineados por fases, em 1946 o objectivo seria inaugurar uma carreira Lisboa-Madrid com um serviço diário, pedindo autorização para tal ao Governo, sendo esta recusada, ficando outros projectos na gaveta, como as Linhas Internacionais no Continente Europeu, e obviamente aquilo que então se designava pelas Linhas Imperiais de modo de ligar a Metrópole com as principais cidades do seu Ultramar. Para essa expansão tinha já a C.T.A. pensado adquirir 4 Douglas DC-4 “Skymaster” e também Douglas DC-6 aviões já de grande capacidade e com maior alcance aéreo. Podemos dizer que á C.T.A. de certa maneira foram cortadas as pernas. Devido à politica do Governo, e de homens como o sobejamente conhecido Secretário da Aeronáutica Civil, Humberto Delgado, preferiu-se reorganizar o Transporte Aereo em Portugal, chamando as Autoridades tais responsabilidades, preferindo deixar cair a C.T.A. (talvez por esta estar nas mãos de privados) e criar assim os Transportes Aéreos Portugueses (T.A.P.) cuja metade do capital accionista estava nas mãos do Estado sendo o restante subscrito por privados. A linha Lisboa-Porto-Lisboa é suspensa em 1947, e a C.T.A. seria liquidada definitivamente em 1949. E desta efémera e interessante história falta apresentar um interessante e raro lote de documentos respeitantes a esta empresa, isto porque uma tal Madame Silva (que é como está escrito no bilhete) que na época tinha 23 anos, guardou tais documentos, talvez como recordação, e assim puderam aqui ser revelados, sendo um testemunho da breve história da C.T.A. 

                                                                                                                               A Capa do Mapa com a Viagem a ser efectuada pelo  avião

Contracapa do Mapa Mapa da Viagem

 

 

 

 

 

 

                                                             Custo do Bilhete (303 escudos em 1946)

 

 

 

 

 

 

 

 

Talão de Bagagem (frente) Talão de Bagagem (verso) Esta senhora que viajou para o Porto, fez um Seguro Pessoal de Transportes Aéreos, e qual seria a companhia? Só podia ser a Império claro! Sendo também ela pioneira neste tipo de seguros, o custo do mesmo, já com todas as despesas incluídas, era de 20 escudos.

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