23
Fev
12

PROCESSO CASA PIA: RELAÇÃO INSENSÍVEL ÀS PRESSÕES MANTEVE CONDENAÇÃO DOS ARGUIDOS, COMPROMETENDO «CAMPANHA SUJA» DE MÁRIO SOARES EM PROL DE CRUZ

 

O Tribunal da Relação manteve no essencial as penas da 1ª instância aplicadas aos arguidos do processo Casa Pia. Apenas anulou o acórdão respeitante aos crimes cometidos na casa de Elvas e mandou repetir o julgamento apenas nesta parte. Assim, enquanto não forem apreciados estes factos, o TR condenou Carlos Cruz a seis anos de cadeia em cúmulo jurídico por dois crimes de abuso de crianças, suspendendo a pena a aplicar a este arguido no caso de Elvas, em que o antigo apresentador argumentou nulidades e discrepâncias respeitantes às datas em que foi acusado de ter cometido os abusos sobre menores; o advogado Hugo Marçal viu também a pena de prisão ser suspensa; quanto ao ex-Provedor da Casa Pia, Manuel Abrantes, foi condenado a 3 anos de prisão; o embaixador Jorge Ritto ao cúmulo de 5 anos e 9 meses de cadeia; o médico Ferreira Diniz a 7 anos de prisão; e Carlos Silvino viu ser baixada a pena dos 18 para os 15 anos.

Manuel Matias, o advogado que defende os interesses da Casa pia, mostrou-se satisfeito com o acórdão hoje proferido pelo Tribunal da Relação, considerando que o mesmo «é uma vitória para as vítimas», sublinhando que no caso da suspensão da pena a aplicar aos crimes cometidos na casa da Dona Gertrudes, em Elvas, a decisão dos desembargadores viu confirmada aquilo que ele própria tinha arguido no seu recurso.

De relevar esta decisão do colectivo de juízes do TR presidido pelo desembargador Rui Rangel, que se mostrou insensível às pressões vindas de fora, nomeadamente, às posições assumidas por Mário Soares, que acreditou na inocência dos arguidos, ou  do jornalista Henrique Monteiro, ex- director  do «Expresso», que reportou um almoço que teve com Carlos Cruz e que, no final do mesmo, face aos argumentos expostos pelo antigo apresentador, ficou com a convicção que o mesmo estava inocente. Aliás, ao comentar para o «Crimedigoeu» a sentença da Relação, Pedro Namora, um dos denunciadores do processo, sublinhou que o mesmo  confirmou as denúncias e o sofrimento das vítimas, comprometendo a «campanha  suja nos últimos tempos desencadeada pelo antigo presidente da República».

Os arguidos vão manter-se em liberdade, sem que lhes tenha sido aplicada qualquer medida de coacção, até ser conhecida a decisão final da repetição do julgamento no tribunal de 1ª instância relativa aos factos relacionados com a Casa de Elvas. Portanto, se um ou mais arguidos se quiser pôr ao fresco – um deles já o tentou, segundo revelou um dos investigadores da PJ ainda estava o processo a dar os primeiros passos – começou a luta conta o tempo antes de irem parar ao cárcere, onde os espera um ambiente pouco tranquilo devido ao «código de honra» nas prisões, que penaliza e muito os condenados por actos de pedofilia.

Anúncios

3 Responses to “PROCESSO CASA PIA: RELAÇÃO INSENSÍVEL ÀS PRESSÕES MANTEVE CONDENAÇÃO DOS ARGUIDOS, COMPROMETENDO «CAMPANHA SUJA» DE MÁRIO SOARES EM PROL DE CRUZ”


  1. 1 isabel gil
    Fevereiro 29, 2012 às 10:47 pm

    no coments estes senhores ? metem nojo e ha muito que deviam estar atras das grades. continuam a passear por belem e restelo na companhia de muito jovens mancebos a plena luz e em sitios publicos, prisão com eles sem vergonha pais de mansos.

  2. Março 12, 2012 às 11:32 am

    No lugar do Sr Cruz, eu lutaria pela defesa da minha dignidade por todos os meios ao meu alcance!

    Acho estranho que ele não se proponha para ir a um programa de televisão, como já vimos vários, onde ligado a um polígrafo (detector de mentiras) – operado por um especialista de uma organização internacional reputada, e após um isolamento de 24 horas para evitar influência de qualquer droga – respondesse a um conjunto de perguntas capaz de ajudar a limpar o seu nome.

    Se é inocente como diz, e já foi condenado, nada tem a perder ou temer, perante uma sociedade que “fraudulentamente” o acusa…!

    No lugar dele, se me sentisse vitimado pelas circunstâncias, não teria qualquer dúvida!!!
    Porque será que ele, ou qualquer dos outros condenados, não coloca esta hipótese?

    Já agora: Quanto custou ao povo português a condenação destes predadores sexuais?
    Quanto foi pago durante os muitos anos deste processo, por todos nós, sob a forma de vencimentos a polícias, procuradores, juízes, pessoal dos tribunais, a infra-estruturas de apoio como instalações, consumíveis, celas de prisão,…

    PORQUÊ NÃO SÃO OS AGORA CONDENADOS A PAGAR?

    São pessoas de posses elevadas (se passaram bens, entretanto, para familiares haja uma lei que os confisque…)

    Eles que deitam mão de todos os expedientes para adiar as sentenças.

    Nós é que pagamos aos criminosos?

    • 3 Cana Rachada
      Janeiro 8, 2015 às 11:19 pm

      A QUESTÃO DA ORIGEM DA HUMANIDADE É…
      DE FACTO…. EXTREMAMENTE DELICADA….
      PORQUE AMEAÇA COMPLETAMENTE O MAINSTREAM SOCIAL MODERNO..(PELO MENOS,NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS).
      A HUMANIDADE É GUIADA PELA CIÊNCIA E/OU PELA RELIGIÃO.
      PELO EMPIRISMO OU PELA FÉ.
      ENTRETANTO,TANTO UM COMO OUTRO….SE TORNARAM INSTRUMENTOS DE PODER PARA GRUPOS PODEROSOS….INTERESSADOS EM DOMINAR AS GRANDES MASSAS POPULARES.
      SISTEMATICAMENTE….. OS DOIS EXTREMOS TÊM OCULTADO OU DISTORCIDO….AO LONGO DA HISTÓRIA…
      INFORMAÇÕES SOBRE A ORIGEM DO HOMEM NO PLANETA
      Agora mesmo · Gosto

      Vera Santos O ATAQUE ÀS TORRES GÊMEAS…..QUANTAS FORAM…..?????


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: