22
Fev
12

SARA NORTE PRESA E JÁ CONDENADA – EM ESPANHA A JUSTIÇA FUNCIONA DE FORMA CÉLERE

 

Há vinte dias, o «DN» titulava que a actriz arriscava…uma pena de 30 anos de cadeia. Em que fontes inquinadas anda a «beber» o matutino de Joaquim Oliveira, a passar por uma crise de…bom jornalismo?…

Aqui ao lado, em Espanha, a Justiça funciona de forma célere e eficaz: soube-se ao fim do dia de ontem, terça-feira, que a actriz Sara Norte, detida há cerca de um mês em Tarifa com 8oo gramas de haxixe em bolotas no estômago, conheceu a sentença que a condenou a cumprir  uma pena de prisão efectiva de 16 meses, que serão cumpridos na prisão de Botafuegos, Algeciras. A pena resultou de um acordo entre advogados que evitaram dessa forma o julgamento. A jovem de 26 anos ,que não quis, por vontade expressa, cumprir prisão em Portugal, recebeu a sentença de forma calma e expressou a sua vontade de começar uma vida nova, depois de «bater no fundo da vida», trabalhando em bares de alterne  e com ligações ao mundo da droga.

Sara já havia sido condenada em Espanha a uma pena de14 meses pelo mesmo crime e também em Algeciras. Essa pena anterior tinha ficado suspensa, com a condição de a actriz não voltar a incorrer em novo delito. O acordo entre defesa e acusação agora estabelecido, limita o máximo da pena a 16 meses.

Sublinhe-se a forma expedita como este caso foi resolvido pela justiça espanhola, onde os tribunais funcionam mesmo a uma terça-feira de Carnaval. Por cá, a ministra da Justiça ainda anda às voltas com a reforma do poder judiciário, contra ventos e os lobbies instalados no aparelho, onde a prática é deixar apodrecer os processos mais complicados e que dêem dor de cabeça a juízes e propiciem litigâncias sinuosas a advogados espertos de arguidos endinheirados e com poder. Inexplicável, de facto, como é que processos como o Freeport, Casa Pia, Portucale ou Operação Furacão (branqueamento de capitais), ou o caso Isaltino (inexplicável que o autarca ainda ande ao «fresco» depois de ter sido condenado a  pena de prisão)  continuam a arrastar-se nos tribunais, ou que litígios laborais, cada vez mas prementes nesta época de crise e de despedimentos em massa, se arrastem durante anos nos Tribunal de Trabalho depois de ali ter sido extinta uma secção que provocou o caos nos serviços. Uma justiça que é um Entrudo…ou um susto..

Como assombrado deve andar o «Diário de Notícias», quando, na altura em que Sara foi detida pelas autoridades espanholas, num artigo publicado no dia 9 de Fevereiro, «informava» (ou desinformava) não citando qualquer fonte, que a actriz arriscava uma pena de prisão até 30 anos caso fosse condenada por tráfico de droga. Um autêntico tiro no pé num órgão que passa por uma crise de … bom e credível jornalismo

Anúncios

0 Responses to “SARA NORTE PRESA E JÁ CONDENADA – EM ESPANHA A JUSTIÇA FUNCIONA DE FORMA CÉLERE”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: