22
Fev
12

CASO RUI PEDRO: ALEGADO RAPTOR ABSOLVIDO PELO TRIBUNAL MAS CONDENADO PELA OPINIÃO PÚBLICA

ACTUAÇÃO DA PJ CRITICADA PELO AMORFISMO REVELADO NA INVESTIGAÇÃO DO RAPTO

Afonso Dias, acusado de ser o autor do rapto de Rui Pedro, foi hoje absolvido pelo tribunal de Lousada. O colectivo de juízes considerou não haver indícios de que o arguido fosse culpado do desaparecimento do menor ocorrido há treze anos, desvalorizando os testemunhos de uma prostituta, Alcina Dias, que disse em tribunal ter visto o menor a ser levado para uma viatura depois de um encontro com Afonso Dias. Este livrou-se da pena que poderia chegar aos dez anos de cadeia (pela generalidade da imprensa tinha sido um dado quase adquirido a sua culpabilidade) mas não escapou à ira popular e teve de sair escoltado pela GNR, esboçando alguns sorrisos para a multidão. Um futuro difícil augura-se para este indivíduo que enfrenta agora a pressão social da comunidade onde se insere, o peso da consciência popular  que o culpa pelo desaparecimento do jovem ou que, pelo menos, sabe do destino qiue lhe foi dado.Nada mais conveniente do que encontrar um culpado ptrovidencial à mão para tranquilidade dos espiritos.Só que o Tribunal baseia-se nos factos e provas que lhe são apresentados e não no «barulho» social da turba que clamava pela cabeça do arguido.Entretanto, em causa fica o trabalho deficiente da PJ que não desenvolveu as pistas iniciais que se foram perdendo com a erosão dos tempos, nem quando um jovem com o mesmo «fácies» de Rui Pedro foi referenciado numa foto,publicada na revista «Caras», obtida na Eurodisney atrás do comentador Nuno Rogeiro.

«Hoje foram desvalorizadas as declarações de Alcina Dias, uma mulher corajosa que veio aqui dizer a verdade. Mas a decisão do colectivo baseou-se nas declarações dos inspectores da Polícia Judiciária, que deram um triste espectáculo no tribunal, ao terem cá vindo dizer coisas que não escreveram nos autos», explicou o advogado da família de Rui Pedro à imprensa, Ricardo Sá Fernandes, anunciando que vai processar os elementos da Polícia Judiciária.
Chamasse-se Rui Pedro Maddie e talvez o caso não tivesse sido encerrado no dia em que o jovem raptado entrou no carro do Afonso Dias para uma ida às prostitutas e se perdeu o seu rasto. A família do jovem desaparecido vai recorrer da sentença.O pesadelo vai continuar para a mãe que há anos luta por uma réstia de esperança em busca do paradeiro do filho.Espera-se pelos resultados da responsabilização de quem efectuou uma investigação deficiente.   

 

 

Anúncios

0 Responses to “CASO RUI PEDRO: ALEGADO RAPTOR ABSOLVIDO PELO TRIBUNAL MAS CONDENADO PELA OPINIÃO PÚBLICA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: