09
Fev
12

DESVENDANDO OS SEGREDOS DAS RELAÇÕES COM ANGOLA – OU COMO O TAL VIDEO CHANTAGISTA TEM GRANDE ACTUALIDADE

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pôs o dedo na ferida e suscitou a crispação dos politicos cá do burgo, ao  falar do declínio económico de Portugal devido às relações económicas privilegiadas que temos com Angola. Claro que,como Nação soberana – bom, isso agora é um pouco discutível devido à entrada em «cena« da «troika« e da Sra. Merckl…-  Portugal é livre de escolher os seus parceiros, trate-se ou não de «dinheiro sujo» proveniente de um regime autocático, com uma «nomenclatura« que se governa há anos de forma sangrenta, à «grande e à francesa», sem qualquer tipo de controlo por parte de entidades ou agências internacionais, engordando à  custa das percentagens da venda de cada barril de petróleo ( diz-se que o «chefe máximo abicha 5 dólares por barril, o suficiente para ter amealhado uma das maiores fortunas do planeta, ter palácio na Suiça, encher sacos de compras na Avenida da Liberdade e  adquirir muitos jornais e canais de TV ), do tráfico de diamantes, da obrigação incontestável de, em cada parceria empresarial com um investidor estrangeiro, se exigir, para além da massa previamente adiantada por baixo da mesa antes de se consumar o negócio, que um dos «sócios» tenha de ser angolano ( geralmente ligado à nomenklatura reinante, cargo que é proporcionalmente mais alto, geralmente um militar, segundo a «gordura« do negócio a estabelecer…).

Não admira que com tanto «lastro» lamacento angariado ao longo de anos de ditadura e de gangsterismo, a «nomenklatura« coloque as suas peças nesta economia depauperada portuguesa, a precisar desses milhões como do«pão para a boca». É ver a D.Isabel dos Santos a impor-se no Millenium BCP através dessa empresa «vampiresca», que estende os seus tentáculos a tudo o que cheire a bons negócios, que dá pelo nome de Sonangol, pousando ainda no BPI, no BIC do dr. Mira Amaral que estendeu agora a mão «misericordiosa« ao falido BPN ,  na Galp, na Zon, alargando o âmbito de acção a uma imprensa amordaçada face a este estado de coisas, como é o  caso do «Sol», que até tem uma edição especial sobre as excelências do regime do sr. Eduardo dos Santos, deitando um olho para o falido império do sr. Joaquim Oliveira  e, diz-se nos meandros comunicacionais,  ao grupo empresarial do dr. Balsemão e à privatização do canal público de TV, assunto que o inefável Relvas deve ter «arrumado de vez aquando do seu recente e proveitoso périplo por terras angolanas.

Numa altura em que, devido às declarações do Presidente do Parlamento Europeu se volta a falar na crescente influência do poderio económico angolano em Portugal, vem a talhe de foice lembrar um texto publicado neste «blogue» no passado dias 6 de Janeiro, onde relatavamos um  episódio do conhecimento pessoal – e não só… – do autor  que reporta a um vídeo «produzido» à socapa num hotel em Luanda com recurso a cãmaras escondidas  e que pode explicar os contornos de alguns «milagres económicos»,com epicentro na capital angolana que ocorreram nos últimos tempos cá no «rectângulo. Esta parece-nos ser matéria de relevância pública, curiosamente, negligenciada pelos media ( eles sabem da «coisa» só que não o dizem…) que agora se encarniçam em destruir a Secreta, que sabemos, nos tempos do então director, Ladeiro Monteiro, andou a investigar esse crescente apetite angolano por Portugal e as suas origens kafkianas.

O caso foi-nos relatado pelo próprio Ramiro Ladeiro Monteiro, entretanto já falecido (e, por isso, não tivemos quaisquer pruridos de ordem ética ou deontológica em tornar essa história pública ) durante um almoço na Baixa lisboeta e no qual esteve igualmente presente um homem que, na «blogosfera», se tem notabilizado, também ele, na denúncia de casos obscuros que vão conspurcando a democracia. Contou então o director do SIS que um operacional do seu serviço estava na posse de um vídeo, obtido com câmaras ocultas num hotel em Luanda, onde surgiam políticos portugueses em destaque filmados em actos sexuais com menores angolanos.

Ao que parece, elementos poderosos da nomenclatura na antiga colónia portuguesa, com ligações à antiga «secreta» DISA, usavam ( e ainda usam??) o filme clandestino como arma de chantagem sobre políticos nacionais na obtenção de contrapartidas económicas. A estupefacção demonstrada pelos dois interlocutores face à revelação feita pelo então responsável das secretas portuguesas foi grande. E foi ainda maior quando Ladeiro Monteiro nos referiu que a «fita» estava a ser «comercializada» em Portugal por um valor a rondar os 5 mil euros cada cópia, ou seja, usada como arma chantagista, quer por angolanos interessados estender os seus milhões ao «rectângulo luso», quer por figurões nacionais na obtenção de negócios e conquista de posições no xadrez político E não faltaram os interessados em adquirir a cassete, entre eles, uma das eminências pardas do regime, ao que se julga saber, com ligações a forças de pressão na sociedade, com capacidades invulgares de lançar putativos candidatos a governantes, de interceder em processos judiciais mediáticos, ou, simplesmente, de ser um dos mais respeitáveis «opinion makers», com presença assídua nas TV e jornais.

O resultado desta trama foi a promoção do operacional na hierarquia do Serviço e a crescente entrada no mercado financeiro e empresarial português dos capitais angolanos.O segredo então revelado por Ladeiro Monteiro poderá ter algo a ver com o que referiu Martin Schulz…

Anúncios

2 Responses to “DESVENDANDO OS SEGREDOS DAS RELAÇÕES COM ANGOLA – OU COMO O TAL VIDEO CHANTAGISTA TEM GRANDE ACTUALIDADE”


  1. 1 francisco viena
    Dezembro 5, 2012 às 2:34 pm

    nunca tive alguma duvida sobre o que vem acontecendo em relacao aos os dinheiros do povo angolano.
    o presidente jose eduardo dos santos ,a sua familia e outros dirigente do pais precisam de ser travados.

  2. 2 Eduardo Jorge Rolo Rodrigues Brás
    Dezembro 28, 2014 às 11:50 pm

    Nada disto me surpreende !! Os promíscuos “políticos” de ambos os lados de tudo são capazes … para aumentar os seus cabazes !!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: