11
Jan
12

«Zurrapa» a caminho de Angola – «meios» andam distraídos? Por que será?

A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou a apreensão de aguardente, vinho licoroso e outros objectos utilizados na sua produção. As bebidas, confiscadas em Matosinhos, destinavam-se à introdução fraudulenta no mercado.
As autoridades explicam que a acção foi desenvolvida na sequência de um mandado judicial «por crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo e pelo crime contra a genuinidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios e aditivos alimentares». A operação foi assim conduzida pelo departamento de Acção Fiscal da UAF no Porto e resultou na apreensão de 865 litros de aguardente bagaceira branca/amarela (no valor de 3460 euros) e de 1580 litros de vinho licoroso (avaliado em 1015 euros).
Recorde-se que só no primeiro semestre de 2010, as unidades fiscais da GNR apreenderam, a nível nacional, mais de dois milhões de litros de álcool, quantidade 300 vezes superior à de igual período de 2009. A aguardente bagaceira, o vinho licoroso (sobretudo Favaios), o vinho do Porto, o vinho branco e o tinto têm sido os mais apreendidos, dizendo os números respeito não só aos típicos casos de fuga aos impostos, como também à produção “caseira” de bebidas com vendas sem impostos. O Crimedigoeu sabe de fonte segura que uma grande parte desta mixórdias se destinam a inundar o mercado angolano onde circulam garrafas com rótulos falsificados (muitas vezes anunciando a sua origem em vinho alentejanos de marca) vendidas a preços exorbitantes naquele país africano, contendo no interior estas mixórdias. Um crime de lesa economia nacional a merecer grandes atenções das autoridades competentes.O caso não tem merecido a atenção dos grandes meios de comunicação portugueses.Será pelo facto de o escândalo envolver um conhecido e abastado empresário com ligações ao poder ditatorial ali instituído?…

Anúncios

0 Responses to “«Zurrapa» a caminho de Angola – «meios» andam distraídos? Por que será?”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: